Pular para o conteúdo

Três dicas que podem amenizar as dores nos ombros

Ortopedista revela que pequenas mudanças de hábitos podem ser a solução para grande parte das dores

Trocar de roupa, pentear o cabelo e até escovar os dentes podem ser tarefas desafiadoras para quem convive com a dor no ombro. Segundo a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), a dor no ombro é uma das mais incômodas relatadas pelos pacientes, ficando atrás apenas das dores nos joelhos e na coluna.

Isso porque, o ombro é a articulação de maior mobilidade do corpo humano e a que mais usamos para as tarefas diárias. Sendo assim, são as mais suscetíveis a lesões inflamatórias por movimentos excessivos e repetitivos, como tendinites e bursites, além das doenças degenerativas e traumáticas.

Para o ortopedista especialista em cirurgia do ombro e cotovelo e sócio da Clínica Larc, Dr. Layron Alves, quando essas dores ainda não são sintomas de uma patologia como artrose, fraturas e inflamações, é possível amenizá-las com algumas pequenas mudanças de hábitos.

“A primeira dica é corrigir a postura. As pessoas não imaginam que a coluna pode interferir diretamente no ombro. Mas, quando uma coluna está desalinhada, isso gera algumas tensões musculares na região da escápula, que consequentemente aumenta a sobrecarga dos tendões do ombro. E isso significa dor”, alertou.

Outro ponto muito comum, mas pouco relacionado à dor no ombro é o estresse. Isso mesmo, além de dores de cabeça, mudanças na pressão arterial e no humor, ficar estressado acaba deixando os músculos rígidos e tensionados, o que se manifesta em quadros de dor no corpo, inclusive nos ombros.

“Quando falamos de estresse e tensão, é comum que as pessoas busquem a solução do problema em relaxantes musculares. Mas, antes de fazer uso de um medicamento e acabar tratando apenas o sintoma, o ideal é tratar a causa da dor, procurando atividades relaxantes, que possam equilibrar a tensão do dia a dia como hobbies, meditação e massagens”, recomendou.

A última dica do Dr. Layron Alves não é um segredo, no entanto, a simples falta dela ainda faz muita gente sofrer com dores nos ombros e em outras partes do corpo. Estamos falando da atividade física. Isso porque, quando o corpo é submetido a exercícios físicos, ocorre a liberação de endorfina, o hormônio responsável por reduzir a dor e provocar a sensação de alívio e de prazer.

Contudo, é importante estar atento a recorrência e a intensidade da dor. Dores causadas por inflamações e traumas não irão diminuir, mesmo seguindo todas as dicas. Por isso, o ideal é sempre passar por consulta médica com especialista para ser avaliado clinicamente de acordo com histórico e condições individuais de cada paciente.

Sobre o especialista: Dr. Layron Alves é ortopedista e especialista em tratamento de doenças crônicas degenerativas e em cirurgia do ombro e cotovelo, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC). Instagram: @drlayronalves