Pular para o conteúdo

Saiba como financiar um carro com score baixo

Tem o sonho de comprar um automóvel? Confira aqui como pode tornar isso possível ao financiar um carro, mesmo estando com o score baixo!

Está buscando fazer um financiamento para comprar aquele veículo dos sonhos? Já verificou quais são os requisitos das instituições financeiras em uma análise de crédito? Saiba que o score de crédito pode influenciar nessa análise, junto a outros critérios conforme a credora.

Se você verificou que está com uma pontuação baixa, mas mesmo assim pretende solicitar essa linha de crédito, existem algumas ações que podem te ajudar neste desafio. Neste artigo, reunimos informações sobre como financiar carro com score baixo. Confira a seguir!

Entenda mais sobre como funciona o score de crédito

É uma pontuação que classifica cada um dos consumidores que utilizam os serviços de crédito. O intuito dessa ferramenta é avaliar a reputação financeira de cada indivíduo com o mercado, ou seja, se é um bom ou mau pagador. É disponibilizada pelos Órgãos de Proteção ao Crédito para ajudar as instituições financeiras na análise desses produtos.

Também conhecidos como birôs de crédito, classificam o score de 0 a 1000, sendo que quem possuir pontuações altas demonstra melhores probabilidades de pagar em dia seus compromissos. Eles utilizam uma inteligência artificial para calcular o score conforme seus critérios, podendo avaliar históricos da vida financeira da pessoa.

Dessa maneira, se torna imprescindível verificar e cuidar da sua pontuação, principalmente se pretende utilizar linha de crédito, como o financiamento.

Para consultar seu score, basta acessar a plataforma ou aplicativos de birôs de crédito na internet. Realize um cadastro e logue na conta. Geralmente, na primeira página já aparece sua pontuação e classificação.

Essa ferramenta pode ser um dos principais critérios da gama de requisitos em análises de crédito em diversas instituições financeiras, ganhando cada vez mais relevância no mercado. Através dela, o banco avalia se concede ou não o produto a você, como também ajusta as condições de taxas, prazos e valores.

Qual é o melhor score para financiar carro?

Como mencionamos, cada credora possui seus próprios critérios e requisitos para avaliar a concessão de crédito. Não existe um valor ou uma regra para isso. Entretanto, a maioria considera uma pontuação boa a partir dos 700 pontos para conseguir um financiamento de automóvel.

Afinal, demonstra um risco menor de inadimplência, podendo envolver melhores condições de prazos, valores e taxas de juros, tudo isso sem muitas dificuldades.

Mas existem instituições financeiras que concedem essa linha de crédito mesmo com um score baixo, pois utilizam outros fatores como decisivos na avaliação.

Como financiar um carro com score baixo?

É possível conseguir uma concessão para financiar carro com score baixo, porém não é um processo simples e geralmente não fica barato. Como falamos acima, essa pontuação demonstra o risco de inadimplência do indivíduo com o mercado, ou seja, quanto maior esse risco, mais difícil de encontrar alguma credora disposta a dispor o recurso.

Além disso, as instituições financeiras podem utilizar alguns meios para tentar se proteger do risco de você não cumprir com suas obrigações do acordo. E isso pode não ser barato.

A maneira mais comum é impor taxas de juros altíssimas caso atrase o pagamento, prazos mais curtos, disponibilizar apenas um valor pequeno para financiamento, entre outras.

Porém, cada credora pode ter seus próprios critérios e avaliar de maneira diferente o pedido, não considerando como fator de peso o score. Uma opção é uma entrada alta, dando seu carro usado como entrada, por exemplo. Assim, diminuirá o valor do montante e ainda demonstra um maior comprometimento com o contrato.

Dicas para conquistar o financiamento de um carro com maior facilidade

Não se desespere, vamos te ajudar a realizar seu sonho de comprar um carro novo. Confira:

Organize suas finanças

Primeiro ponto é organizar suas finanças, fazer um pente fino nas contas supérfluas e realizar um bom planejamento para os próximos meses. Isso vai te ajudar a pagar suas contas em dia, fator que influencia no seu score.

Não deixe seu nome sujo

Se você possui dívidas negativadas, saiba que isso pode te prejudicar, principalmente ao baixar seu score. Então, busque entrar em contato com a credora para renegociar. Só realize acordos que realmente caibam em seu orçamento. Assim, seu nome fica limpo novamente e as chances de concessão de crédito aumentam.

Carros semi-novos podem ser uma melhor opção

Os carros semi-novos possuem um valor mais acessível do que os modelos zero quilômetros. Sendo assim, o valor do financiamento pode ser menor, o que pode ser um fator que não vá pesar na decisão da credora em aprovar o financiamento, oferecendo melhores condições. Por isso, separamos esse conteúdo para você saber que investir em um carro usado pode ser vantajoso! Confira e entenda tudo sobre o assunto!

Acompanhe seu score

Monitorar sua pontuação é fundamental, tanto para verificar possíveis quedas, como para verificar o melhor momento para pedir linhas de crédito no mercado.

Atualize sempre seus dados nos birôs de crédito

Já mencionamos que avaliam seu histórico para calcular sua pontuação, não é mesmo? Busque sempre deixar seus dados atualizados para não ter problemas com seu score.

Utilize mais o crédito

A falta de utilização de crédito pode ser o motivo que seu score é baixo, principalmente se possui o nome limpo e sempre pagou todas as contas à vista em dia. O financiamento é muito utilizado para a concessão de valores altos para aquisição de bem. Então, uma alternativa é utilizar outras linhas de crédito, como empréstimos de valores mais baixos, cartões de crédito, entre outros.

Viu como é possível financiar carro com score baixo? Gostou das dicas? Aproveite para colocá-las em prática e solicite seu financiamento no momento que você achar mais vantajoso para você. Compartilhe esse artigo com seus amigos e ajude-os também a entender mais sobre o assunto!