Pular para o conteúdo

Festival de Verão de Salvador tem edição histórica de retomada, com máxima lotação e shows marcados pela diversidade

Evento promoveu encontros musicais inéditos e diversas iniciativas sociais e ambientais

O Festival de Verão de Salvador encerrou a edição 2023 em grande estilo, com duas noites de máxima lotação e uma série de shows que chamaram a atenção pelos encontros inéditos entre grandes nomes da música brasileira, de gerações e gêneros absolutamente diversos. Durante o sábado (28) e o domingo (29), o Parque de Exposições recebeu, ao todo, 80 mil pessoas, que se revezaram entre os dois palcos principais. As atrações estiveram à altura da expectativa do público para esta edição de retomada do Festival de Verão, após três anos de cancelamento em função da pandemia de covid-19.

“Finalizamos o Festival de Verão com a sensação de dever cumprido e já na expectativa para 2024. É uma honra ver Salvador se consolidando na rota dos grandes festivais do país e estar fazendo parte de tudo isso”, celebra Gabriela Gaspari, head da Bahia Eventos, empresa que organiza o Festival de Verão de Salvador.

O segundo dia do evento começou com uma apresentação da banda Quabales, projeto social apoiado pelo Festival de Verão, seguida por uma explosiva performance de Xamã, que recebeu a banda Gilsons em uma performance tão quente quanto a tarde deste domingo. Em seguida, foi a vez Saulo convocar Marina Sena em um show que contou com a participação da Orquestra Santo Antônio de Jesus e uma homenagem para Gal Costa, que já havia sido lembrada – com bastante emoção – por Gilberto Gil e Caetano Veloso no sábado. Eles fizeram um dueto em ‘Flor de Maracujá’.

O fenômeno pop Jão seguiu a programação com um show repleto de sucessos e a participação de Pitty, que não escondia a alegria por cantar em sua cidade natal. Logo após, Luisa Sonza prosseguiu com o momento pop, enfileirou alguns sucessos recentes e recebeu Alcione, que foi recebida com imenso entusiasmo pelo público ao cantar sucessos como ‘Você me vira a cabeça’ e ‘A Loba’, interpretada após pedidos da plateia.

O axé voltou a se fazer presente com a chegada de Bell Marques em uma apresentação que fez o espaço se transformar em um verdadeiro Carnaval fora de época.

A inédita reunião de Baiana System e Olodum seguiu com a energia do palco em máxima potência, o que se repetiu com a apresentação de Léo Santana e o show de encerramento, com Ludmilla, seu repertório lotado de hits e a convidada Gloria Groove. Juntas, elas foram responsáveis por manter o Parque de Exposições lotado até a última música.

No dia anterior, o Festival de Verão recebeu os shows de Ivete Sangalo (convida Luedji Luna), Gilberto Gil (convida Caetano Veloso), Criolo (convida Ney Matogrosso), Orochi (convida Djonga), Carlinhos Brown (convida Duda Beat e Àttooxxá), Ferrugem (convida Xande de Pilares), Margareth Menezes (convida Majur e Larissa Luz) e Filipe Ret (convida Caio Luccas).

Edição 2024 – Ao fim da noite de abertura do evento, a cantora Iza, um dos maiores nomes do pop nacional, informou nos telões a sua participação em 2024. Em seguida, foi a vez de Daniela Mercury, uma das mais importantes vozes da música baiana, aparecer nos painéis de led comunicando a sua presença no ano que vem, logo antes de fazer um pocket show surpresa em um palco paralelo do evento.

Um Festival também repleto de atrações fora dos palcos

O Festival de Verão 2023, em parceria com os patrocinadores master Devassa, Tim, Coca-Cola, Smirnoff Ice, Shopping da Bahia e UniFTC, bem como as outras marcas apoiadoras, preparou uma série de ações para engajar o público que lotou o Parque de Exposições. Guiado pelo mote “Somos Mundo”, o Festival abraou nesta edição os conceitos de liberdade, inclusão, acolhimento e diversidade, ideais reverberados por um elenco multigeracional e plural de atrações que sobem ao palco em encontros nunca antes vistos.

O Festival de Verão Salvador é realizado pela Bahia Eventos, empresa de entretenimento da Rede Bahia, e tem a correalização da Salvador Produções e da Luan Promoções.