Pular para o conteúdo

Verão aumenta a intensidade de raios ultravioletas e a exposição ao sol

Biomédica apresenta dicas para manter a pele bonita e saudável nesta estação

Com o Verão chegam também os dias ensolarados, o aumento da umidade do ar e as temperaturas elevadas, e a biomédica Thaís Bazoti explica que nesta estação é preciso investir pesado na hidratação, lembrando ainda que a exposição aos raios ultravioletas aumenta, exigindo cuidado redobrado com o filtro solar.

“Quando as temperaturas começam a subir é um sinal de que estaremos mais expostos ao sol, exposição, aliás, que já começou na chegada da Primavera. O Verão traz com ele alta intensidade de radiação ultravioleta e a fotoproteção deve ser reforçada. E lembrando: os cuidados não devem se limitar ao rosto, uma vez que o uso de roupas mais abertas expõe também outras áreas do corpo, deixando-as desprotegidas”, afirma Thaís.

A professora do curso de Biomedicina da Estácio recomenda que, mesmo quem não tenha o hábito de se expor ao sol, não deixe a fotoproteção de lado até dentro de casa, uma vez que a luz visível e a tela azul dos aparelhos celulares, computadores e televisores são altamente prejudiciais à pele. A dica é usar um produto que seja específico para o rosto, já que essa área costuma ser mais vulnerável e exposta, mas sem negligenciar o cuidado com o corpo.

Como usar corretamente o protetor solar

O filtro solar é um item essencial em qualquer rotina de skincare, segundo a biomédica, sendo o principal aliado na prevenção dos efeitos do envelhecimento, protegendo de possíveis queimaduras e, de quebra, evitando o surgimento ou o agravamento de manchinhas na pele.

– O protetor solar deve ser reaplicado a cada 2 ou 3 horas para garantir a eficácia da proteção. Vale também investir em sombrinhas, óculos escuros, chapéus, bonés e roupas com proteção UV. Para quem tem a pele oleosa e sofre com a elevação da temperatura, procure por produtos oil free (livre de óleos) ou com toque seco, que ajudam a manter a sensação de pele limpa por mais tempo. Se você é do tipo que não dispensa maquiagem, saiba que ela pode ser uma aliada na fotoproteção – além dos já conhecidos filtros com cor, hoje muitas linhas de maquiagem já incluem na formulação ativos que garante s a proteção solar, mas cuidado: o uso da maquiagem não dispensa a reaplicação do protetor solar e ela deve ser sempre removida por completo ao final do dia!

Dicas para os dias mais quentes

E a chegada dos dias quentes, como observa Thaís, quase sempre vem acompanhada do aumento da oleosidade na pele, isso porque o calor estimula a maior produção de sebo e suor pelas glândulas, o que pode obstruir os poros e deixar a pele com um aspecto grosso e pegajoso.

– Para evitar esses desconfortos, basta buscar por produtos de limpeza profunda e adstringentes. Para manter a oleosidade do rosto controlada e sempre sequinho, a higiene da face deve ser feita de uma a duas vezes por dia para remover o excesso de oleosidade e a sujeira de resíduos acumulados na pele, como a própria maquiagem. Usar sabonetes específicos para o rosto também é um ponto importante, já que essa região é mais sensível e se resseca facilmente com o uso de sabonetes corporais.

E segundo a professora da Estácio, para a higienização do corpo é preciso bastante cuidado com o uso de buchas e com a temperatura da água durante o banho, pois podem remover em excesso a oleosidade e acabar deixando a pele ressecada e frágil. Portanto o ideal são banhos com água morna ou fria, e investir em sabonetes à base de glicerina, que são mais suaves.