Pular para o conteúdo

Especialista alerta que ChatGPT ainda não serve para consulta sobre aposentadoria

Advogada pernambucana revela limitações do sistema de inteligência artificial em questões previdenciárias

Imagem criada com Inteligencia artificial

O ChatGPT, site que oferece respostas baseadas em inteligência artificial, vem surpreendendo em diversas áreas sendo aprovado em testes e oferecendo conteúdos especializados em áreas que vão da nutrição ao desenvolvimento de sites, mas a ferramenta ainda está em fase inicial e, apesar da empolgação que vem gerando, não serve para todos os temas, como no caso da consulta sobre benefícios previdenciários como aposentadorias, licenças entre outros. Quem faz o alerta é a advogada pernambucana especializada em direito previdenciário, Paulicléia Tenório.

Em 5 dias o ChatGPT chegou a 1 milhão de usuários, número que o Facebook, por exemplo, demorou 10 meses para alcançar. Assim como esses milhões de curiosos, a advogada previdenciarista acessou para conhecer a plataforma e fez testes para avaliar as respostas que a Inteligência Artificial poderia oferecer em sua área de conhecimento, mas o resultado preocupou. “Como o sistema tem conteúdo limitado a 2021, muita coisa já não tem serventia na hora de avaliar questões previdenciárias, algumas porque o cálculo é baseado no salário mínimo, outros porque ainda estamos recebendo os impactos da reforma previdenciária, o que muda as regras de ano em ano”, afirma a especialista.

Outra questão que chama a atenção é que apesar da complexidade, o ChatGPT ainda não consegue oferecer uma análise mais complexa de aposentadoria, assim como o simulador do INSS falha nessa tarefa, mas a advogada esclarece que o motivo é o mesmo: “Como a gente tem muitas leis que podem ser aplicadas, dependendo da profissão, da época que começou a trabalhar, entre outros pontos, a situação previdenciária de cada pessoa é única”.

O professor Dr. Lucas Reino, do mestrado em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão, que vem pesquisando as ferramentas de Inteligência Artificial, como o ChatGPT e o MidJourney, reforça que o alerta serve para todas as áreas. “A Inteligência Artificial está mesmo chegando e tornando-se realidade, mas ainda é preciso o olhar crítico do ser humano sobre o que está sendo entregue, até porque as próprias ferramentas não esperam ser a resposta final das perguntas, mas um auxílio para o ser humano na busca por respostas mais complexas”, afirma o pesquisador.

A expectativa das pessoas quanto ao ChatGPT e outras tecnologias de inteligência artificial também preocupa o CEO da OpenAi, criadora do chat. “As pessoas estão implorando para ficar desapontadas e ficarão”, disse Sam Altman em entrevista no começo do mês.

Apesar dos alertas, a expectativa é que 2023 tenha um crescimento exponencial na área de inteligência artificial em todo o mundo, com os devidos cuidados é possível tirar ótimo proveito dessas ferramentas.

O que é o ChatGPT

Segundo o próprio ChatGPT ele é um modelo de inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI, baseado em aprendizado profundo. Ele foi treinado com milhões de exemplos de texto e pode produzir respostas humanas a perguntas, fazer traduções, escrever textos a partir de um ponto de partida, entre outras atividades. O objetivo é melhorar a interação entre o ser humano e o computador, tornando as respostas mais naturais e eficientes.