Pular para o conteúdo

Carnaval com praia, História e sossego: 8 lugares no estado do Rio para aproveitar o feriado

Praia, História e sossego e diversão. Hotéis no estado do Rio oferecem opções para todos os gostos para quem deseja fugir da cidade durante o carnaval, mas, ao mesmo tempo, não quer ir muito longe. Confira oito opções na praia e na serra.

Sesc Grussaí (Grussaí – São João da Barra):

Um grande complexo de turismo e lazer ressurge no Norte Fluminense. Com 1,8 milhão de metros quadrados e dois terços de área preservada, o Sesc Grussaí, em São João da Barra, é a primeira unidade do Sesc RJ na região – e uma das maiores do país -, e representa a oferta de bem-estar social, cultura e lazer que compõe os pilares de atuação do Sesc RJ.

Contando com capacidade total de cerca de 600 unidades de hospedagem, o Sesc Grussaí retomará as operações inicialmente com cerca de 150 unidades com capacidade para 2 a 6 pessoas. Entre as comodidades oferecidas estão restaurante, lanchonete, loja de conveniência, piscinas, quadras esportivas, parques infantis, pista de skate e de patinação, anfiteatro ao ar livre, sala de convivência, sala de leitura, espaço brincante, sala de vídeo, salão multiuso, espaços para oficinas de arte e tecnologia, praças e muita área verde.

O complexo foi construído com estruturas de lazer para atender pessoas de todas as idades, sendo um espaço acolhedor para as famílias. Os quartos são equipados com wi-fi, Smart TVs com mais de 100 canais, secador de cabelo, cofre e outras facilidades para o conforto dos hóspedes. O espaço também conta com réplicas do Taj Mahal, de Pagode Chinês e de uma Casa de Chá japonesa, além de alguns vagões da antiga Maria Fumaça, que foram preservados.

Portobello Resort & Safári (Mangaratiba):

Com a chegada do carnaval, o Portobello Resort, em Mangaratiba, a apenas 1h20m do Rio de Janeiro, é o destino ideal para quem vai passar o período com a família. Em 2023, o pacote para o feriado inclui um jantar especial na segunda (20/2), com menu diferenciado e música ao vivo. O evento especial será realizado na tenda recém-inaugurada, que conta com design alinhado ao estilo polinésio do hotel, construída com madeira certificada e cobertura em piaçava. O espaço de 900m² é rodeado pela praia e jardins.

Além da atração exclusiva, o Portobello oferece um menu de serviços que vai agradar a todas as idades, incluindo restaurantes, piscinas e sauna, piscina natural, boliche, sorveteria, Miniclube com recreação infantil e muito mais. Localizado na Costa Verde, entre a Mata Atlântica e o mar da baía de Ilha Grande, o hotel ocupa uma área verde de 25 milhões de metros quadrados e reúne estrutura de praia e montanha em um mesmo complexo, podendo ser acessado por terra, água e ar, já que possui marina, heliponto e até uma pista de pouso em sua propriedade.

A Associação Roteiros de Charme também tem hotéis com pacotes especiais para o Carnaval de 2023 no Estado do Rio.

Rosa dos Ventos (Teresópolis):

Em Teresópolis, o hotel Rosa dos Ventos tem pacote mínimos de 4 noites, com opções de café da manhã ou pensão completa. O hotel, tradicional na região, oferece muito contato com a natureza e comprometimento com o meio-ambiente, em um ambiente aconhegante e sofisticado. São 18 apartamentos e suítes, com vista panorâmica de suas varandas e jardins, os restaurantes, bar, lobby, salas de estar, de leitura e de TV, além da piscina, sauna e de serviços de massagens e bem-estar.

Villa São Romão (Nova Friburgo):

No Hotel Villa São Romão, em Nova Friburgo, a natureza é atração principal. O eco-resort oferece piscinas naturais e lagos, passeios ecológicos, experiências sensoriais em seu SPA, quadras esportivas, salão de jogos, piscina e sauna e observação de pássaros. O hotel ainda tem restaurante exclusivo, inspirado no conceito de comfort food, fazendo com que o hóspede se sinta em casa, através de um cardápio cuidadosamente elaborado com ingredientes orgânicos do Hotel e região. O pacote, por lá, é de no mínimo 4 dias, incluindo café da manhã, almoço e jantar.

Parador Lumiar (Lumiar):

Também na Serra Fluminense, o hotel Parador Lumiar dispõe de chalés charmosos, com vista para a piscina natural da propriedade. Há outra piscina, além de sauna, restaurante, cachoeira e trilhas pela propriedade, que está imersa em meio ao verde da Mata Atlântica. Durante o Carnaval, os pacotes podem ser de 4 a 5 diárias, com café da manhã.

Pedra da Laguna (Búzios):

No litoral, o hotel Pedra da Laguna, em Búzios, na Região dos Lagos, se destaca na cidade pela sua arquitetura única e a localização, a apenas 5 minutos da Praia da Ferradura e a 5 minutos de carro da Rua das Pedras, área de restaurantes e bares sofisticados. O empreendimento conta com amplos ambientes de estar, restaurante, 36 apartamentos e uma piscina de tirar o fôlego, além de uma enorme pedra, onde é possível ver a arrebentação de ondas, que chegam a atingir 10 metros de altura. O pacote por lá é de quatro noites, em diferentes tipos de acomodação.

Villa d’Este (Búzios):

Também em Búzios, mas na famosa e badalada Orla Bardot que fica o hotel Vila d’este. A combinação de exclusividade, charme e bom serviço com a verdadeira essência e estilo de vida da cidade fazem da hospedagem uma experiência única. Os quartos têm uma deslumbrante vista panorâmica do litoral e os hóspedes contam com experiências como café da manhã à beira mar, massagens e imersões no SPA da propriedade, além do elogiado restaurante. O pacote, por lá, vai de 17 a 22 de fevereiro.

Sandi Hotel (Paraty):

Do outro lado do litoral, na Costa Verde, alinhando história e belezas naturais, além de muitas praias e ilhas, está o Sandy Hotel, em Paraty. Localizada no centro histórico e a pouco tempo das belezas naturais do local, é possível vivenciar ao máximo cada aspecto da cidade, desde um delicioso café a diversos passeios, entre praias, ilhas, cachoeiras, prédios tombados, igrejas, fortes militares e uma vasta área intacta da Mata Atlântica. A infraestrutura do hotel oferece, ao mesmo tempo, mordomia e um ambiente acolhedor, tendo em suas dependências um restaurante de alta gastronomia, sauna a vapor, Wi-Fi, lavanderia, mini-SPA.