Pular para o conteúdo

Carnaval: Como cuidar da saúde das pernas

Especialista enfatiza os cuidados necessários para não prejudicar o bem estar das pernas durante os dias de folia 

A maior festividade cultural do país está chegando, são quatro dias de festa, mas para alguns foliões pode durar ainda mais. O carnaval é um período em que as pernas são bem exigidas, pular, dançar e ficar horas em pé pode ser prejudicial para a saúde dos membros inferiores. É possível que apareçam sintomas relacionados a problemas vasculares, agravamento e aparecimento de varizes.

Realizado no verão, as altas temperaturas fazem com que exista uma maior dilatação das veias das pernas, sobrecarregando a circulação sanguínea. Por isso, é comum que pessoas que já tenham problemas vasculares, sintam incômodos e sensações de pernas pesadas.

As mulheres tendem a ser as maiores  vítimas de dores nas pernas durante esse período,visto que usam saltos, calçados mais apertados, costumam dançar mais e incômodos podem surgir pelo desgaste físico nesse período. “O uso de salto alto, pode contribuir para aparecimento de dores nas pernas, além de contribuir para aparecimento de varizes se usados constantemente e devem ser evitados. O importante é saber que o exagero nunca é saudável e quanto maior for a permanência em pé, maiores serão as chances de aparecerem sintomas, principalmente em pessoas não preparadas fisicamente”, explica Livia Lyra, médica angiologista, cirurgiã vascular e referência no tratamento moderno de varizes. A cirurgiã complementa que o melhor calçado para curtir os dias de carnaval, é o tênis.

Cuidados durante  a folia

Primeiramente é importante frisar que os cuidados com o corpo não podem ser só em função do carnaval. “Tenha hábitos de vida saudáveis, boa alimentação, controle de peso, prática de exercício físico. Além de manter-se hidratado, bebendo água a todo momento”, destaca a cirurgiã.

Também é essencial controlar o consumo de bebida alcoólica, pois o excesso  prejudica a recuperação do organismo.  Da mesma forma, a má alimentação que se costuma ter com esses períodos de festa, com excesso de sal, gordura e alimentos pró-inflamatórios, a falta de hidratação,  o abuso do álcool predispõe a retenção de líquido por sobrecarregar o sistema linfático e causa inchaço nas pernas.

Para finalizar, é fundamental dormir bem e fazer repouso após o dia inteiro de curtição. “Mas se após todos os cuidados, a pessoa terminar o dia com câimbras, dores nas pernas e pés, pernas inchadas, deve antecipar e aumentar o período de repouso com as pernas elevadas. E com persistência dos sintomas, é recomendável a busca por um médico especialista em Angiologia ou Cirurgia Vascular para uma consulta para avaliação e orientação”, conclui Livia.

Fonte: Livia Lyra, médica angiologista e cirurgiã vascular com título pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Instagram: @/livialyra