Pular para o conteúdo

Carnaval: São Paulo tem programação cultural para quem quer fugir dos bloquinhos

Carnaval: São Paulo tem programação cultural para quem quer fugir dos bloquinhos

Após dois anos sem poder contar com os tradicionais bloquinhos de carnaval, a cidade de São Paulo se prepara para retomar as comemorações nas ruas no próximo dia 17 de fevereiro.

Para quem quer aproveitar o feriado na capital paulista, mas busca uma opção diferente daquela escolhida pelos foliões, a cidade tem diversas atividades gratuitas para agradar todas as idades e bolsos, e que ainda estão localizadas fora do circuito dos blocos.

Reconhecido polo econômico e cultural do país, a Avenida Paulista estará aberta normalmente para o tráfego de carros durante o feriado e promete atrair muitas famílias para os centros culturais que se estendem ao longo dos 2,8 km de asfalto.

Para quem não quer mesmo sair de casa, a dica é assinar o Itaú Cultural Play, plataforma de streaming gratuita dedicada a produções nacionais. O catálogo oferece mais de cem títulos, entre filmes, séries, programas de TV, festivais, mostras temáticas e competitivas, além de produções audiovisuais de instituições culturais parceiras.

A instituição, localizada em uma das pontas da Avenida Paulista, ainda oferece sessões gratuitas da peça “A Divina Farsa”, da Cia. LaMínima, até 26 de fevereiro, de quarta a sábado, às 20h; domingo, às 19h. A montagem conta a saga de Dionísio (interpretado por Alexandre Roit), que reivindica seu lugar entre os deuses perante Zeus (Fernando Paz) e tenta atrapalhar  Apolo (Fernando Sampaio), que vem para a Terra em uma missão para salvar a humanidade, mas acaba parando em um Circo.

Do outro lado da avenida, a Japan House São Paulo (JHSP) está com uma exposição em homenagem ao engenheiro de próteses de corrida Ken Endo, recém-prorrogada até 5 de março. Com entrada gratuita, a mostra “Tecnologia em Movimento por Xiborg”, convida crianças e adultos a conhecer o projeto de Endo no Laos, que permite que atletas locais compitam com próteses doadas por ele, além do programa de educação em escolas japonesas que convida alunos não-amputados a sentir na pele como é usar uma prótese, com a ajuda de um modelo feito especialmente para isso. Na mostra, os visitantes também poderão ter essa mesma experiência com a supervisão da equipe do educativo da JHSP.

Além disso, no dia 23 de fevereiro, às 19h, a JHSP promove seu tradicional Clube de Leitura virtual em parceria com a Revista Quatro Cinco Um. Neste mês, o título escolhido é “A Substituição ou As Regras do Tagame”, do escritor japonês ganhador do Prêmio Nobel, Kenzaburo Oe. Com referências autobiográficas, o romance gira em torno de Kogito Choko, que ganha um gravador de seu amigo e cunhado, Goro, cujos fones lembram os besouros que via na infância (tagame, em japonês). Junto com ele vem um baú com fitas cassete contendo vários monólogos de Goro, inclusive um em que ele se despede – é então que chega a notícia de seu suicídio. Ao ouvir as fitas à exaustão, a ponto de duvidar de sua sanidade, Kogito reinterpreta o passado, repensa o presente e faz planos para o futuro, em uma busca existencial. Para participar, o público precisa se inscrever no site da JHSP e aguardar pelo link do Zoom.

Serviço:
Peça “A Divina Farsa”
Cia. LaMínima Teatro e Circo
Período: até 26 de fevereiro de 2023
Horários: quarta, quinta, sexta e sábado, às 20h; domingos e feriados, às 19h
Local: Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149, Sala Itaú Cultural – São Paulo, SP
Duração: aproximadamente 80 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Gratuito. Reservas pelo site

Itaú Cultural Play
Assinatura pelo site Itaú Cultural Play
Gratuito.

Tecnologia em Movimento por Xiborg
Período: até 5 de março de 2023
Local: Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52 (2º Andar) – São Paulo, SP
Horários: quarta a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h.
Feriado de Carnaval: fechado nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2023
Gratuito. Reserva antecipada (opcional)A exposição conta com recursos de acessibilidade (Libras, audiodescrição, elementos táteis).

Experimentação das próteses na Japan House São Paulo
Período: quarta à sexta-feira, das 11h às 12h30 e das 15h às 16h30; sábados, das 11h às 12h30
Local: Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52 (2º Andar) – São Paulo, SP
Gratuito. De 8 a 14 anos é obrigatório estar acompanhado pelos pais ou responsável.
Vagas limitadas. Participação gratuita mediante retirada de senha na recepção 30 minutos antes da atividade.

Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um
“A Substituição”, de Kenzaburo Oe
Quando: quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023, às 19h
Onde: online, via plataforma Zoom*
Duração: 90 minutos
Vagas limitadas. Participação gratuita, mediante inscrição no site da JHSP
*O link de acesso será enviado aos inscritos por e-mail.