Pular para o conteúdo

Para que serve a pós-graduação?

Entenda o que é uma pós-graduação, quais são os tipos e para que o curso serve.

Muito se fala sobre a pós-graduação, mas poucos sabem o que é e para que ela serve. Fazer uma especialização depois que terminar o curso superior pode ser algo grandioso para você e para o seu futuro profissional. 

Seja uma pós-graduação online, seja uma pós-graduação presencial, o importante é continuar adquirindo conhecimentos.

Neste artigo, você entenderá mais a respeito da pós-graduação e para que ela serve. Continue a leitura e confira!

O que é uma pós-graduação?

De modo geral, uma pós-graduação é uma especialização feita após a conclusão do primeiro curso superior e, por essa razão, leva este nome. Isso significa que todas as pessoas que terminaram sua primeira faculdade podem (e devem) fazer uma pós para se especializar em um assunto específico.

Ou seja, suponha-se que você finalizou o seu curso de Direito. Sabe-se que a área é bastante vasta e possui leque para diversas especializações. Desse modo, você decide fazer uma pós-graduação em direito penal. O curso voltado para o direito penal ensinará coisas somente a este respeito, fazendo com que você se torne um especialista nesse campo de atuação.

Tipos de pós-graduação

Existem diferentes tipos de pós-graduação. Afinal, como foi dito, pós-graduação é um curso de especialização que você faz assim que termina sua primeira faculdade. Dito isso, nada mais justo que você entenda quais são as opções de pós para saber em qual campo de pesquisa deseja entrar. Veja: 

  1. Mestrado;
  2. Doutorado;
  3. Especialização;
  4. Aperfeiçoamento;
  5. MBA. 

Mais do que isso, os cursos de pós-graduação são divididos em cursos lato sensu e stricto sensu. 

  • Lato sensu: modalidade com uma carga horária maior. É direcionada para estudantes que desejam se aprofundar na área de interesse. 
  • Stricto sensu: voltado para pessoas que já terminaram a graduação e desejam ampliar os conhecimentos, tornando-se professor universitário ou pesquisador. 

Para que serve a pós-graduação?

A pós-graduação é almejada por pessoas que desejam ampliar seus conhecimentos na área que escolheram. No entanto, só o aprendizado não é o motivo número um que levam as pessoas a ingressarem no curso. 

Uma pós- graduação traz muitos benefícios aos graduandos, dentre eles:

  1. Aumento de salário;
  2. Aumento de empregabilidade;
  3. Aumento de networking;
  4. Cargos melhores, como gestores;
  5. Progressão de carreira;
  6. Novas habilidades.

Terminou a graduação online? Corre para fazer a pós também!