Pular para o conteúdo

Beijou muito no carnaval? Fique atento, conheça doenças transmitidas pela saliva

Com a chegada do Carnaval, muitas pessoas se preparam para dias de folia, com muita música, dança, bebida e, é claro, beijos. Porém, é importante lembrar que algumas doenças bucais podem ser transmitidas pela saliva, e a agitação do Carnaval pode aumentar o risco de contágio.

As doenças bucais que podem ser transmitidas pela saliva incluem herpes labial, mononucleose infecciosa, sífilis. Essas doenças podem ser transmitidas através do compartilhamento de objetos contaminados, como copos, talheres e escovas de dente, ou através do contato direto com a saliva, como beijos e mordidas.

• Herpes labial: é uma infecção viral causada pelo vírus herpes simplex tipo 1 (HSV-1), que pode provocar bolhas e feridas nos lábios, na boca e na gengiva. A transmissão pode ocorrer através do contato direto com a saliva de uma pessoa infectada. É uma doença muito comum que afeta cerca de 90% da população mundial. Embora geralmente seja uma condição benigna, pode ser dolorosa e constrangedora para quem a tem.

• Mononucleose infecciosa: é uma doença viral causada pelo vírus Epstein-Barr, que pode provocar febre, dor de garganta, fadiga e outros sintomas. A transmissão pode ocorrer através do contato direto com a saliva de uma pessoa infectada.

• Sífilis: é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum, que pode afetar os lábios, a boca e a garganta. A transmissão pode ocorrer através do contato sexual ou através do contato direto com a saliva de uma pessoa infectada. Especialmente se houver feridas ou lesões nos lábios, na boca ou na garganta.

É importante lembrar que a transmissão dessas doenças bucais pela saliva pode ser evitada através de medidas simples, como evitar o compartilhamento de objetos pessoais, lavar as mãos com frequência e praticar o sexo seguro. Além disso, é fundamental manter uma boa higiene bucal e visitar regularmente um dentista para prevenir e tratar as doenças bucais.

“Durante o Carnaval, pode ser fácil esquecer a rotina de cuidados com a saúde bucal, mas isso pode aumentar o risco de doenças bucais e agravar problemas existentes. Além disso, alguns sintomas de doenças bucais podem surgir rapidamente, e é importante estar atento a eles para procurar ajuda médica o mais rápido possível.” comenta a cirurgiã-dentista e especialista em saúde bucal Dra. Bruna Conde.

Sinais como dor de dente, gengivas inchadas ou vermelhas, feridas na boca, mau hálito persistente ou dor ao mastigar podem indicar a presença de uma doença bucal, e devem ser avaliados por um dentista. O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento eficaz e para evitar complicações.

“Por isso, se você está se preparando para aproveitar o Carnaval, não se esqueça de incluir na sua lista de cuidados a visita ao dentista. Além de garantir um sorriso bonito e saudável, você estará protegendo a sua saúde e a de outras pessoas ao seu redor. E lembre-se: prevenir é sempre melhor do que remediar.” Finaliza Bruna Conde.

Mais Sobre Bruna Conde:

Dra Bruna Conde – Dentista Antenada- Cirurgiã Dentista

Dra. Bruna Conde – Cirurgiã-Dentista.

CRO SP 102038

“Sou uma dentista antenada e busco estar ligada em tudo o que faz bem para a nossa saúde.”

Há mais de 10 anos de formada, mais de 7000 sorrisos realizados, Dra. Bruna Conde é especialista e em frequente atualização. Realiza pessoalmente todos os tratamentos listados em seu consultório através de protocolos baseados em evidência clínica e científica através do largo convívio social de pacientes, mestres renomados e profissionais da área da saúde que visam o tratamento multidisciplinar. Conhecida por ter uma postura humana, detalhista, visão do paciente como um todo, acolhedora com humor e risada única.