Pular para o conteúdo

Anhanguera implementa projetos de extensão com contribuição à comunidade

Atividades fazem parte da grade curricular das graduações e estudantes colocam conhecimentos teóricos em prática

Estudantes da Anhanguera terão a oportunidade de desenvolver projetos com a comunidade em diferentes áreas

A formação no ensino superior contempla ações que ultrapassam as atividades dentro da sala de aula. A contribuição com a comunidade é importante para que os estudantes consigam aplicar os conhecimentos de forma prática, fortaleçam seu senso de compromisso social e estejam preparados para os desafios do mercado de trabalho. Para cumprir esse objetivo, a Faculdade Anhanguera adota projetos de extensão universitária nas diferentes graduações oferecidas pela instituição, a partir deste semestre.

A iniciativa está alinhada com as diretrizes da Resolução CNE/CES Nº 7, de 2018, que determina que 10% da grade curricular esteja dedicada à extensão, tanto para alunos do primeiro semestre como os que estão prestes a concluir o curso. Ao todo, 80 mil estudantes da Anhanguera estão alocados nas disciplinas com atuação comunitária.

“Essa é uma oportunidade de articulação de todo o conhecimento científico com as necessidades da população regional”, afirma o professor Jorge Ayoub, diretor da Anhanguera de Sorocaba. “Com as atividades, a faculdade estará inserida de forma integral e ativa com as demandas da comunidade dos arredores e irá contribuir para a aceleração e transformação social”, completa.

PROJETOS

Com o suporte da Instituição, os graduandos terão autonomia para desenvolver palestras, oficinas, eventos, ações sociais e ambientais em prol das necessidades reais da sociedade. A estratégia pedagógica dos projetos da Anhanguera tem caráter multidisciplinar e pode ser explorada em quatro frentes de ação, que são chamadas de “programas”.

A primeira divisão acontece pelo Programa de Atendimento à Comunidade, com atuação local por meio de atividades que promovam a melhoria de condições sociais. O Programa de Ação e Difusão Cultural é voltado para o apoio à memória cultural, ao incentivo de produção artística, além da organização de eventos que valorizem e enalteçam as riquezas da identidade regional.

O Programa de Inovação e Empreendedorismo tem o objetivo de aproximar o corpo acadêmico de empresas, indústrias, instituições sociais e governos (municipal e estadual) com a criação de parcerias para o desenvolvimento dessas entidades. Com o Programa de Sustentabilidade, os estudantes poderão propor projetos de conscientização ambiental, preservação da biodiversidade, ecoeficiência a otimização do uso de recursos naturais.

PROTAGONISMO

Uma das principais metas da Anhanguera com a extensão universitária é o de proporcionar autonomia e protagonismo ao corpo discente, que terá a oportunidade de planejar e conceber ideias importantes para o impacto social. Além dos aspectos pedagógicos da iniciativa, os alunos colocarão em prática ações relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), o que permite a formação profissional balizada nos pilares social, econômico, ambiental e cultural.
Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera faz parte da vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho, em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Em 2023, passou a ser a principal marca de ensino superior da Cogna Educação, com o processo de unificação das instituições, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno.

A instituição ampliou seu portfólio, disponibilizando novas opções para cursos Livres; preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos.

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 117 unidades próprias e 1.398 polos em todo o país. A instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Acesse o site e o blog para mais informações.