Pular para o conteúdo

Doces lembranças: cozinhas azuis modernizam o décor e resgatam a memória afetiva dos seus moradores

A gastronomia reúne as pessoas, permite a conexão com os sentimentos que marcam a história de cada um e abre frente para a execução de marcenarias com cores

Na cozinha integrada com a área gourmet, a arquiteta Patricia Miranda, à frente do escritório Raízes Arquitetos, combinou a leveza e a tranquilidade do azul com a base neutra do cinza presente nas paredes e no piso | Foto:Edson Ferreira

Se fizéssemos uma receita de bolo chamada “doce lembrança”, quais ingredientes seriam essenciais? Além do prato, nossa mente seria conectada por histórias que vivenciamos em momentos e com pessoas especiais, muitas delas envolvendo o ambiente da cozinha. “Mesmo com a pressa do dia a dia, é inegável que ela une as pessoas dentro do cotidiano. É nela que nos sentamos para tomar o café da manhã com nossos pais e filhos ou preparamos um jantar para os amigos. “São essas relações que nos permitem criar uma memória de sabor“, explica a arquiteta Patricia Miranda, responsável pelo escritório Raízes Arquitetos.

Assim como na moda, a arquitetura de interiores é cíclica e exalta tendências – muitas delas, estilos consagrados e atemporais. É o caso das cozinhas azuis, que combinado com os traços de uma marcenaria vintage, trazem uma atmosfera doce, leve e sempre atual para os projetos de moradores que tem no ambiente muito além de uma área dedicada ao preparo de alimentos, mas sim lembranças e comunhão com os sentimentos.

Na casa de praia realizada pela arquiteta Patricia Miranda, o azul exala a alegria de uma residência idealizada para os bons momentos entre familiares e amigos. Com a base neutra da paleta e o amadeirado que se destaca na mesa, a marcenaria ressalta a sua presença como um elemento a ser admirado por sua tonalidade | Foto: Edson Ferreira

Mas, como o azul entra no décor de cozinhas, especialmente na marcenaria?

Para Patricia Miranda, as definições de um projeto dependem do que acontece no conjunto. “Por exemplo, se eu tenho muita informação em um revestimento de parede, acho melhor uniformizar a marcenaria dentro de dois caminhos: sob uma ótica monocromática ou com pequenos detalhes diferentes”, comenta.

Outro aspecto a ser observado diz respeito às dimensões do ambiente. Em cozinhas menores, a recomendação de Patricia é reduzir o trecho que apresentará um tom mais forte. “Uma área mais abrangente nos abre a possibilidade de ousar e brincar um pouco mais com as cores. Já fiz uma cozinha que era grande a ponto de ter dois ambientes, e aí pude usar branco, verde, madeira e um ladrilho hidráulico com linhas na cor laranja. E ficou muito bom”, lembra a arquiteta.

Estreita e no formato corredor, a marcenaria dessa cozinha, idealizada pela arquiteta Patricia Miranda, combinou uma marcenaria predominantemente branca com salpicados de azul | Foto: Edson Ferreira

A liberdade de usar todos os tons

A arquiteta Cristiane Schiavoni, responsável pelo escritório que leva seu nome, é uma grande apreciadora dos projetos de cozinha com cores, seja na marcenaria, paredes ou revestimentos. De acordo com ela, o azul uma cor muito versátil. “Embora esteja em uma paleta fria, ela provoca as sensações de tranquilidade e consequentemente o aconchego. Sem contar que não é cansativo como tonalidades mais quentes como o amarelo, vermelho e laranja”, discorre.

Integrada com a área social do apartamento, a cozinha executada pela arquiteta Cristiane Schiavoni ressalta a clássica marcenaria almofadada e a graciosidade do azul-claro. Com bem-estar e esse clima que afaga os moradores e convidados, o lettering na parede ressalta uma mensagem de carinho e também destaca o tom | Foto: Luis Gomes

Para conciliar o azul em seus projetos, Cristiane revela seu apreço por incluir tons que atuam como um contraponto na paleta. “Tanto o branco, como o preto e cinza são cores que conciliam muito bem com o azul na marcenaria. Outra dica, mas fora da marcenaria, é trabalhar o amarelo, que complementa o azul de forma perfeita!”, avalia a profissional. Mas entre as escolhas, o branco costuma ser aquele coringa que concilia e abre inúmeras possibilidades no décor.

Marcenaria azul x base neutra

No projeto executado pela arquiteta Cristiane Schiavoni, a atmosfera aconchegante de uma cozinha retrô, pautada na marcenaria azul-claro, puxadores concha e o subway tile branco que reveste as paredes | Foto: Carlos Piratininga

Na hora de projetar, a arquiteta Cristiane Schiavoni explica que a cozinha que a paleta pode adotar bases neutras, mas que não existe uma obrigatoriedade. “Tudo depende da proposta. Atualmente, estou debruçada em um projeto onde a marcenaria será azul e as paredes amarelas. Trata-se de uma proposta mais vintage e mais descontraída que aceita esse contexto”, comenta. Sobre as nuances, o gradiente mais claro, comumente conhecido como azul bebê, é o preferido. “Eu acredito nessa valorização da memória afetiva, pois cada vez mais as pessoas desejam uma casa não apenas bonita, mas que traga o senso de pertencimento e as emoções”, ressalta.

Verdadeiro ou falso: o uso de cores é indicado apenas para cozinhas pequenas?

Nessa cozinha aberta e integrada com a área social, a arquiteta Cristiane Schiavoni mesclou o azul com um branco com um desenho inspirado em um viés afetuoso. O resultado ficou moderno e atemporal. | Foto: Fabio Jr Severo

Falso! “Embora a ideia seja adotar com parcimônia, precisamos desmistificar um pouco a ideia de ‘se é pequeno, precisamos trabalhar com tons claros”, responde Cristiane Schiavoni. Tanto para ela, como para Patricia Miranda, deve-se tomar cuidado com a aplicação, em demasia, dos tons claro, pois pode-se incorrer no risco de perder profundidade, contrastes e outros aspectos importantes para trazermos proporção aos espaços. “Podemos sim usar o azul em cozinhas pequenas, desde consigamos trazer todas as noções de proporção que o projeto precisa”, finaliza Cristiane.

Sobre Raízes Arquitetos

Da arquitetura, a profissional Patrícia Miranda traz o conhecimento de escritórios de diferentes portes, construtoras, canteiro de obras e desenvolvimento de projetos – desde a aprovação até o detalhamento executivo, com coordenação, verificação e compatibilização. Do design, traz o desenvolvimento de móveis e objetos, exclusivos ou de produção seriada. “Cuidamos de arquitetura e design, campos que tratam do homem, além dos cheios e vazios à sua volta. Unimos conhecimento técnico e sensibilidade poética”, enfatiza.

www.raizesarquitetos.com.br 

Instagram: @raizesarquitetos

(11) 99371-2317 | 5678-7701

Sobre a arquiteta Cristiane Schiavoni

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Cristiane Schiavoni atua na área de arquitetura, decoração e reforma desde 1996 e hoje, o escritório que leva seu nome, tem mais de 20 anos de história, reunindo centenas de projetos dentro e fora do Estado de São Paulo. Em suas criações residenciais e comerciais, publicadas em importantes veículos brasileiros, elementos-surpresa e toques de cor se misturam aos recursos que garantem o conforto e o aconchego dos moradores.

Acabamentos aplicados de maneira incomum e materiais versáteis também são presenças constantes nos trabalhos de Cristiane Schiavoni. O resultado se reflete na concepção de ambientes modernos, humanizados e dinâmicos, que convidam ao bem-estar e, principalmente, traduzem a essência de cada cliente.

Tel. (11) 3649-4900

www.cristianeschiavoni.com.br

Instagram @cristianeschiavoni

Extra: tenha também um liquidificador 220v para facilitar a rotina da sua cozinha.