Pular para o conteúdo

Quais são os melhores carros para viagens longas?

Quem dirige sabe da importância de contar com carros que oferecem o máximo de conforto e segurança. Veja quais são os melhores carros para viagens longas.

Quem não gosta de viajar? Seja de carro, ônibus, navio, trem ou avião, viajar é uma das melhores maneiras de aproveitar o tempo livre e desfrutar das férias e outros períodos de descanso. Se você gosta de viajar de carro, tenha em mente que é importante saber os melhores caminhos e quais são os melhores carros para viagens longas, prezando sempre pela sua segurança e bem-estar.

Você sabe quais são os melhores carros para viagens longas? Confira algumas dicas a seguir!

Como saber quais são os melhores carros para viagens longas?

Antes de falar sobre quais são os melhores carros para viagens longas, é importante falar sobre como identificá-los. Com isso, uma dúvida acaba surgindo em diferentes locais, como redes sociais e até mesmo em portal de carros: como saber quais são os melhores carros para viagens longas? Não basta fechar os olhos, apontar para um modelo e dizer que ele é o melhor para viajar.

Se você quer saber quais são os melhores tipos de carros para viagens longas, seja entre cidades ou até mesmo estados, pense em tudo o que você precisa ter em uma longa viagem. Todo mundo sabe que existe uma série de características que são essenciais em um carro, seja para o dia a dia ou para ocasiões especiais, como viagens.

Entre essas características, destacam-se o conforto, a segurança, o espaço, a praticidade e o consumo de combustível. Se estiver procurando pelos melhores carros para viagens longas, não deixe de prestar atenção nessas características na hora de escolher um modelo.

Consumo de combustível

Uma das melhores dicas para quem deseja saber quais são os melhores carros para viagens longas é ficar atento ao consumo de combustível dos modelos. No Brasil, existem muitas marcas comercializando veículos, desde carros de passeio até SUVs e veículos utilitários.

Com uma grande variedade de marcas, há também uma grande variedade de modelos. Com uma grande variedade de modelos, há uma grande variedade de consumos de combustível. Por isso, é importante saber quais são os carros mais econômicos do mercado automotivo se você deseja realizar longas viagens.

Para saber quais são os carros mais econômicos do Brasil, basta conferir a tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE) do Inmetro. Segundo os dados desse programa, os carros mais econômicos do país são:

  • Renault Kwid (versões Intense e Zen): 10,8 km/l (cidade) e 11,0 km/l (estrada) com etanol e 15,3 km/l (cidade) e 15,7 km/l (estrada) com gasolina;
  • Peugeot 208 (versão Like): 10,4 km/l (cidade) e 11,3 km/l (estrada) com etanol e 14,7 km/l (cidade) e 16,3 km/l (estrada) com gasolina;
  • Fiat Cronos (versão 1.0): 9,9 km/l (cidade) e 11,4 km/l (estrada) com etanol e 14,0 km/l (cidade) e 16,1 km/l (estrada) com gasolina;
  • Volkswagen Polo (versão TSI): 9,6 km/l (cidade) e 11,5 km/l (estrada) com etanol e 14,0 km/l (cidade) e 16,4 km/l (estrada) com gasolina;
  • Renault Logan (versões Life e Zen): 9,6 km/l (cidade) e 9,8 km/l (estrada) com etanol e 13,6 km/l (cidade) e 14,4 km/l (estrada) com gasolina;

Conforto é indispensável

Para qualquer tipo de viagem longa, é essencial pensar nas melhores maneiras de garantir o conforto. Seja em um avião, trem, ônibus ou até mesmo carro, você precisa desfrutar do máximo de conforto para aguentar a viagem o máximo possível, sem sofrer com dores de cabeça ou no corpo, mal-estar e até mesmo com a falta de ergonomia.

Se você quer saber quais são os melhores carros para viagens longas, certifique-se de conferir o conforto dos modelos. Afinal, se você vai passar horas e horas dirigindo, nada melhor do que contar com um carro capaz de te oferecer o máximo de conforto, não é mesmo?

Para viagens longas, preze primeiro pelo quesito dirigibilidade. Como você vai passar muitas horas dirigindo, é importante contar com equipamentos, acessórios e tecnologias que te ajudem a dirigir de forma mais segura, eficiente, prática e, é claro, confortável. Por isso, procure por carros que tenham direção elétrica ou hidráulica.

Além da direção, fique atento também ao sistema de transmissão dos veículos. O câmbio do carro é muito importante para determinar se ele é ou não um modelo confortável. Como todos sabem, carros automáticos costumam oferecer mais conforto que os manuais, muito pela falta da necessidade de usar o pedal da embreagem constantemente. Em uma viagem longa, isso faz a diferença.

Outros pontos que você deve prestar atenção na hora de procurar pelos melhores carros para viagens longas são os bancos, o espaço interno, o volante e até mesmo os equipamentos, como sistema de som, painel de controle, ar-condicionado, porta-malas, entre outros.

Vai viajar em família? Preze pelo espaço

Se você quer um carro para encarar viagens longas com sua família, pense que o espaço interno é uma característica essencial na hora de escolher um modelo. Por espaço interno, considere tanto o porta-malas, quanto o local onde você e sua família permanecerão durante horas de viagem.

No mercado automotivo brasileiro, existem muitos modelos capazes de oferecer todo o espaço e conforto que sua família precisa para encarar longas viagens de carros. De certa forma, podemos dizer que as melhores escolhas para quem deseja viajar em família são os SUVs e os sedans.

Uma das melhores dicas de carros para a família é procurar por modelos utilitários esportivos (SUVs) e sedãs. Quem nunca viu um Jeep Renegade ou um Fiat Cronos circulando nas ruas da cidade? Esses são dois exemplos de carros são perfeitos para quem procura por espaço e conforto, principalmente para encarar longas viagens de carro.

Se você tem uma família grande, considere comprar um carro que consiga acomodar todas as pessoas e todos os pertencentes. No caso, assim como é essencial prestar atenção no espaço interno do veículo, é muito importante ficar atento à capacidade do porta-malas. De nada adianta comprar um carro que não consegue acomodar as malas de sua família no porta-malas, não é mesmo?

No Brasil, você encontra vários tipos de carros com porta-malas espaçosos, desde os modelos novos e seminovos até os usados. Os modelos que mais se destacam pelo tamanho do porta-malas e a capacidade em litros (L) são:

  • Chevrolet Spin: 710 L (1.068L com os bancos traseiros rebatidos);
  • Fiat Cronos: 525 L;
  • Volkswagen Virtus: 521 L;
  • Honda City: 519 L;
  • Renault Logan: 510 L;
  • Nissan Versa: 482 L;

Confira alguns dos melhores carros para viagens longas

Para que você consiga fazer uma viagem tranquila, é importante considerar todos os aspectos que facilitam a sua vida na hora de dirigir. No caso, conforto, segurança, espaço e outras características que garantem mais praticidade são essenciais para quem deseja realizar longas viagens de carro.

Pensando nisso, confira alguns dos melhores carros para viagens longas:

  • Honda HRV;
  • Fiat Mobi;
  • Peugeot 208;
  • Chevrolet Spin;
  • Fiat Cronos;
  • Jeep Renegade;
  • Renault Logan;
  • Nissan Kicks;