Pular para o conteúdo

Como as câmeras de rede podem monitorar e gerenciar eventos meteorológicos extremos

Por Gláucio Silva, Gerente Nacional de Vendas da Axis Communications

O clima extremo sempre foi e sempre será uma faceta do mundo moderno, seja nevascas, furacões trazendo ventos fortes, inundações causadas por chuvas intensas ou incêndios florestais se espalhando por períodos de temperaturas altas. Ultimamente, a ferocidade destes eventos parece estar aumentando devido ao impacto das mudanças climáticas, ameaçando a vida e os bens.

Embora esses eventos não possam ser evitados, detectar sinais de aviso antecipado e agir rapidamente para colocar medidas de segurança pode limitar os danos e melhorar as taxas de sobrevivência. Câmeras de vigilância podem ser usadas para monitorar áreas de alto risco, coletar dados meteorológicos em tempo real e gerar alertas automáticos para mudanças específicas que possam sinalizar a chegada de um evento extremo. Esta compreensão apoia os primeiros respondentes e permite uma ação rápida para mitigar o impacto.

A cheia coloca a segurança dos moradores em risco

Câmeras e sensores de IoT podem ajudar a monitorar áreas propensas a enchentes e alertar os oficiais uma vez que um limite pré-determinado é atingido. Isso permite que medidas sejam rapidamente tomadas, desde a comunicação da crise com as comunidades afetadas via alto-falante ou mensagem de texto até a organização de evacuação, se necessário. Agir rapidamente pode ajudar a remover as pessoas de perigo imediato e permitir que as equipes de emergência reorientem o tráfego, restrinjam o acesso a áreas perigosas e gerenciem a situação à medida que ela se desenvolve.

O Serviço de Previsão de Enchentes (SPC) da Météo-France monitora os cursos de água em áreas propensas a enchentes no sudeste do país. Monitorando e medindo fatores como chuva e água subterrânea, além de observações em sensores de fluxo subaquáticos, os especialistas podem identificar quando as enchentes são prováveis de ocorrer. Mas pode ser difícil obter essas leituras com precisão. Como parte de uma solução mais ampla, câmeras de monitoramento foram usadas para capturar imagens que ajudaram a medir a altura da água e a velocidade de fluxo superficial em certas áreas nos cursos de água do SPC East Mediterranean. Isso permitiu que os oficiais monitorassem continuamente a área, garantindo que pudessem responder rapidamente a quaisquer alertas críticos.

Usando informações meteorológicas para informar o planejamento futuro

Um dos elementos mais perigosos do clima extremo é a rapidez com que ele pode surgir, mudar e piorar. Isso é especialmente verdadeiro para tempestades e tornados, que podem atingir residentes inesperados em áreas de alto risco, causando grandes danos estruturais e perda de vidas. A melhor maneira de mitigar esse tipo de dano é entender exatamente como as estruturas são afetadas e implementar mudanças para resistir aos efeitos.

No entanto, informações sobre como exatamente esse tipo de clima danifica um edifício podem ser difíceis de obter após um evento, especialmente se os efeitos forem severos. Soluções de monitoramento resistentes colocadas em determinadas áreas podem fornecer imagens dos eventos em tempo real, fornecendo insights cruciais sobre onde as estruturas são fracas ou precisam de mais suporte.

Usando esses dados, os funcionários de segurança de cidades e cidades podem entender melhor as medidas necessárias e implementar mudanças adequadas para se preparar melhor para futuros incidentes. Ao mesmo tempo, as câmeras também podem ajudar a lidar com problemas pós-incidente, por exemplo, monitorando a presença de curiosos, respeitando as restrições de segurança e, em certos casos, até mesmo intimidando possíveis saqueadores. Além disso, o mesmo sistema suporta o progresso e a conclusão das tarefas de remediação ambiental.

Preparando-se para melhores resultados futuros

Infelizmente, o clima extremo continuará sendo uma realidade, potencialmente se intensificando com o tempo. Como resultado, é fundamental que os oficiais estejam preparados para reagir rapidamente em tempo real e planejar eventos futuros em áreas de alto risco. O objetivo é que esses incidentes sejam contidos ou mitigados nas primeiras etapas, reduzindo o impacto na vida e na propriedade.

A tecnologia de monitoramento desempenha um papel essencial aqui, fornecendo aos serviços de emergência as informações de que eles precisam para tomar decisões críticas que salvam vidas. Ao instalar câmeras de rede em locais-chave, os insights obtidos podem ajudar a mitigar o impacto a curto e longo prazo, resultando em melhores resultados.

Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Twitter e Instagram

Sobre a Axis Communications

A Axis oferece soluções de segurança inteligentes para um mundo mais seguro e eficiente. Líder de mercado no segmento de vídeo em rede, a Axis está sempre na vanguarda do setor, graças ao lançamento contínuo de produtos de rede inovadores baseados em uma plataforma aberta e ao serviço de primeira classe que oferece aos clientes por meio de sua rede parceiros internacionais. A Axis está comprometida com relacionamentos de longo prazo com seus parceiros e disponibiliza os produtos de rede mais avançados e todo o conhecimento de que precisam para comercializá-los em mercados consolidados e em novos países.

Fundada na Suécia em 1984, a Axis tem mais de 3.646 funcionários próprios em mais de 50 países ao redor do mundo e é apoiada por uma rede internacional de mais de 90.000 parceiros.