Pular para o conteúdo

Especialistas elencam 5 formas de aumentar o faturamento do salão de beleza

Fundadores da Be Factory, maior marca de cosméticos do mundo, explicam como os profissionais podem aumentar sua renda somente com algumas ações

Empreender exige muito amor, dedicação, paciência e companheirismo, assim como um relacionamento, então o encontro especial do profissional com o cliente acontece na cadeira. Os especialistas Fabiana e Paulo Kazak, CEO’S do grupo Be Factory, criado com a missão de embelezar homens, mulheres e crianças pelo mundo todo, listaram 5 dicas fáceis, simples e objetivas para aumentar o faturamento do salão de beleza em até 30%.

Inovação

O primeiro passo é fazer com que a inovação seja a chave do negócio, auxiliando na criação de um estável e duradouro empreendimento. Em qualquer salão do mundo, os profissionais têm o hábito de fazer o mesmo procedimento, tocando nos cabelos, perguntando qual é o objetivo e assim analisando as pontas e raiz, mas sem uma anamnese na estrutura. Neste momento, você precisa criar um novo padrão de procedimento válido para todos profissionais que atuam no estabelecimento, isso fará uma grande diferença.

“Inovar no primeiro atendimento faz com que os clientes sintam-se confiantes, você economiza tempo e produto e por fim, oferecerá um resultado de excelência”, explica Fabi Kazak.

Deixe os valores claros para o cliente

Paulo ressalta a importância do segundo passo: que consiste em passar os valores dos procedimentos antes de iniciá-los. Montar um grande “cardápio” com os valores de todos os procedimentos para que o cliente possa analisar o que está dentro de seu orçamento enquanto você recomenda o melhor para o caso dela.

“Há pouco fizemos um estudo onde muitas mulheres de várias regiões disseram não voltar mais em um salão, porque um profissional realizou o procedimento não sinalizando o valor” comenta.

Importância da manicure

O terceiro passo, consiste em entender a importância da manicure, ela é quem recebe o maior fluxo de clientes dentro do salão. Afinal é comum fazer as unhas toda semana, mas não são todas as mulheres que vão semanalmente ao salão cuidar dos cabelos.

“A manicure é uma profissional que está sempre muito próxima do cliente, tendo um papel de confiança com o cliente, imagine quando ela sugere que a cliente faça uma escova, uma coloração ou outro procedimento com o cabeleireiro. Essa indicação costuma ter um peso muito grande”, pontua Fabi, que ainda incentiva a manicure ganhar um comissionamento por indicação, essa atitude fará com que cada vez mais a profissional sinta-se à vontade para indicar ou ofertar um serviço dentro do salão.

Ações promocionais

O quarto passo é criar ações promocionais, assim, você pode divulgá-las em listas de transmissão por whatsapp, no pós-venda ligando e tendo contato com seu cliente, principalmente quando for a primeira vez dele no estabelecimento. “Neste vínculo, você consegue até materiais para manter as redes sociais, utilizando as fotos de dias depois do resultado e colocando para que todos possam ver e encorajar seus seguidores a estar no mesmo papel”, diz Paulo.

Use produtos de ponta para oferecer resultados incríveis

Para o quinto passo, prefira utilizar produtos com alta tecnologia que criem resultados incríveis. “É muito importante ter junto de seu estabelecimento produtos que deem o melhor para sua cliente, além disso, é imprescindível explicar e mostrar cada produto que for passar no cabelo da cliente, para que a mesma possa identificar que não houve a utilização de produtos que podem trazer riscos aos fios” explica Fabi.

Por fim, para obter o sucesso de seu salão leva um tempo, os especialistas destacam que é preciso adquirir um determinado conhecimento e a partir disso, tudo o que você for fazer de novo será uma zona de desconforto, que é fazer algo inovador que você ainda não fez. Então preparar sua equipe para o novo é algo de extrema importância, todos alinhados fazendo exatamente tudo igual para clientes distintos. “A repetição e a frequência faz você acreditar no que está fazendo”, finaliza a co-CEO da Be Factory.

Sobre a Be Factory 

A Be Factory é um grupo com atuação na indústria de beleza e bem-estar. A companhia nasceu com o propósito de se tornar um grupo internacional, em onze anos de operação, hoje reúne as empresas Be Factory LaboratorySeven Tech e landê; e as marcas de cosméticos e produtos multifuncionais Sweet Professional, S professional, My Crown, Hi hair Care, Colorir Hair Colors e pureza.pet.

Criada em 2011, a companhia está presente em 72 países; com mais 160 produtos em linha; e cerca de 200 marcas private label, termo em inglês para terceirização do processo produtivo. No país a empresa possui uma fábrica, localizada em São Paulo; e três filiais no exterior nos Estados Unidos (Miami), na Espanha (Madri) e na Itália (Milão).

O grupo está entre as 50 maiores marcas de cosméticos mais inovadoras, sendo reconhecida em três premiações nacionais (ABIHPEC: melhor produto de inovação, 2016; Lide: reconhecimento da indústria, 2018; e finalista do Empreendedor do Ano: categoria Emerging, 2019; e uma internacional Galeria de Innovación, 2017, Madri, Espanha.