Pular para o conteúdo

Cirurgia Plástica para cada idade: como recuperar a autoconfiança independente da etapa da vida

Com o passar dos anos, o envelhecimento natural do corpo pode levar a diversas mudanças físicas, que podem afetar a autoestima e a qualidade de vida. Nesse contexto, a cirurgia plástica pode ser uma opção para ajudar a minimizar essas mudanças e restaurar a aparência e a autoconfiança.

O cirurgião plástico da Clínica Libria, Dr. Hugo Sabath comenta que, quando se trata de cirurgia plástica em diferentes idades, é importante levar em consideração que cada fase da vida apresenta suas particularidades e demandas específicas. Por isso, é fundamental avaliar cuidadosamente cada caso e escolher a técnica mais adequada para o paciente em questão.

Em pacientes mais jovens, a cirurgia plástica é geralmente realizada com fins estéticos, ou seja, para melhorar a aparência física. Esse tipo de cirurgia é especialmente comum entre os jovens que estão em busca de melhorar a autoestima e a autoconfiança, muitas vezes impactados por alguma característica física que incomoda ou causa desconforto.

As técnicas mais comuns de cirurgia plástica em pacientes jovens incluem:

1. Rinoplastia: É a cirurgia plástica que tem como objetivo corrigir a aparência e/ou a função do nariz, seja para melhorar a respiração ou para corrigir problemas estéticos, como desvios de septo, nariz torto ou desproporcional em relação ao resto do rosto.

2. Otoplastia: É a cirurgia plástica realizada nas orelhas, seja para corrigir o tamanho, a forma ou a posição delas. Muitas vezes, essa cirurgia é procurada por pacientes que têm orelhas proeminentes e desejam reduzir essa aparência ou corrigir alguma deformidade.

3. Mamoplastia: É a cirurgia plástica realizada nos seios, seja para aumentar, diminuir ou modificar a forma dos mesmos. Essa cirurgia é bastante comum entre jovens mulheres que desejam melhorar a aparência dos seios e/ou corrigir algum problema, como assimetria ou flacidez.

4. Lipoaspiração: É a cirurgia plástica que tem como objetivo remover gordura localizada em áreas do corpo, como abdômen, coxas, braços e costas. Essa cirurgia é procurada por pacientes jovens que desejam eliminar gorduras localizadas e melhorar a aparência física.

Em pacientes com mais idade, a cirurgia plástica é frequentemente realizada visando corrigir mudanças causadas pelo envelhecimento, tais como flacidez, rugas, perda de volume e elasticidade na pele. Nesses casos, as técnicas mais comuns incluem:

1. Blefaroplastia: É a cirurgia plástica que tem como objetivo corrigir a aparência das pálpebras superiores e inferiores, removendo o excesso de pele, gordura e/ou músculo que pode causar flacidez e bolsas sob os olhos. A blefaroplastia pode ajudar a melhorar a aparência e a visão, além de proporcionar uma aparência mais jovem.

2. Ritidoplastia: É a cirurgia plástica conhecida como lifting facial, que visa corrigir a flacidez da pele do rosto e pescoço, melhorando a aparência de rugas, sulcos e linhas de expressão. A ritidoplastia pode envolver a remoção do excesso de pele e gordura, bem como o reposicionamento dos músculos faciais, para alcançar um resultado mais rejuvenescedor.

3. Mamoplastia redutora: É a cirurgia plástica realizada para reduzir o tamanho dos seios e melhorar a aparência do contorno corporal. A mamoplastia redutora pode ajudar a aliviar dores nas costas e no pescoço, bem como problemas posturais causados pelo peso excessivo dos seios.

4. Abdominoplastia: É a cirurgia plástica realizada para corrigir a flacidez e o excesso de pele na região do abdômen, muitas vezes causado por perda de peso significativa, gravidez ou envelhecimento. A abdominoplastia pode envolver a remoção de pele e gordura, bem como o reposicionamento dos músculos abdominais, para alcançar um resultado mais firme e tonificado.

O médico lembra que, além disso, é importante considerar que a idade pode afetar a recuperação pós-cirúrgica, exigindo cuidados específicos e um acompanhamento médico mais próximo. Em geral, pacientes mais jovens costumam ter uma recuperação mais rápida e menos dolorosa, enquanto pacientes mais velhos podem necessitar de mais tempo para se recuperar.

“A cirurgia plástica em diferentes idades apresenta particularidades e demandas específicas, exigindo uma avaliação criteriosa de cada caso e uma escolha cuidadosa da técnica mais adequada. Por isso, é fundamental contar com um cirurgião plástico experiente e qualificado, capaz de oferecer orientações precisas e um acompanhamento personalizado em todas as etapas do processo.” Finaliza o cirurgião plástico da Clínica Libria.

Clínica Libria

CRM Dr. Hugo Sabath – 131199