Pular para o conteúdo

Dia Nacional dos Animais: Mars Petcare reforça a importância da guarda responsável

Como parte de seu compromisso, a empresa lista dicas para quem deseja ter um pet

Sabendo dos benefícios da interação humano-animal e todas as vantagens de se conviver com um pet, é fácil imaginar que muitas pessoas adorariam ser tutores de gato ou de cão. Entretanto, a decisão deve ser planejada para garantir que as necessidades dos animais sejam atendidas.

Promover a adoção e guarda responsável, além de conscientizar os tutores sobre a importância da castração, são algumas das estratégias da Mars Petcare para combater o abandono animal, reduzindo assim a população de gatos e de cães que vivem tanto nas ruas quanto nos abrigos. “O futuro tutor deve avaliar se possui condições de dedicar tempo para proporcionar uma rotina saudável ao pet, além de arcar com as despesas para os cuidados com a sua saúde. Desta maneira, é possível evitar o abandono de animais”, comenta Marcela Cerda, Gerente de Comunicação e Sustentabilidade da Mars Pet Nutrition.

A guarda responsável também inclui o planejamento de cuidados por parte do tutor e os custos fixos para proporcionar uma alimentação adequada, manter visitas regulares ao Médico-Veterinário, além de avaliar a necessidade de exercícios, adestramento e brincadeiras. “Consultar um Médico-Veterinário é um recurso-chave para buscar informações confiáveis. Ele será uma aliado nos cuidados do pet e pode, até mesmo, recomendar criadores ou ONGs que adotem diretrizes de bem-estar animal”, completa Marcela.

No Dia Nacional do Animais, celebrado em 14 de março, e como parte de seu compromisso, a Mars Petcare, líder mundial em cuidados e nutrição animal e detentora das marcas ROYAL CANIN®, PEDIGREE® e WHISKAS, dá dicas para quem deseja ter um animal de estimação. Confira!

Gato, cão ou os dois?

É importante buscar conhecer mais sobre as características de cada um para fazer uma escolha com base no cotidiano e na realidade do núcleo familiar, assim, a chegada do novo membro será mais consciente e cheia de amor. Os gatos tendem a ser mais caseiros. Se você optar por um felino, será necessário, por exemplo, adaptar a casa com telas de proteção e investir em enriquecimento ambiental para que o bichano tenha uma vida segura e saudável. Já os cães tendem a ser mais ativos. Se você está estudando a chegada de um cãozinho ao seu lar, dentre os cuidados com o animal estão os passeios diários e os banhos frequentes.

Tempo de vida do pet

A expectativa de vida de um gato ou cão varia de acordo com a raça e o porte. Cães e gatos podem viver até 16 anos ou mais. Por isso, é preciso ter em mente que o cuidado com qualquer um deles demandará compromissos durante toda a sua vida. Além disso, é importante criar condições ideais para que o pet viva de forma sadia, se sinta feliz, seja sociável, tenha uma boa saúde e alimentação adequada.

Participação das crianças

Para uma família que deseja muito ter um pet, vale conversar com as crianças antes de optar pela chegada do animal, para que estejam prontas para ajudar a cuidar do gatinho ou do cãozinho. Se a resposta for sim, crie uma lista definindo as responsabilidades que serão da criança, seja brincar diariamente, limpar o xixi etc., para que ela participe do processo e tenha noções de compromisso. A convivência com gatos e cães ajuda no alívio do estresse e é considerada uma fonte de apoio emocional às crianças, além de promover um estilo de vida mais saudável e o desenvolvimento cognitivo e da linguagem.

Sobre a Mars

A Mars é uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como M&M’S®️, OPTIMUM™️, PEDIGREE®️, RÁRIS®️, ROYAL CANIN®️, SKITTLES®️, SNICKERS®️, TWIX®️, UNCLE BEN’S®️ e WHISKAS®️. Sediada em McLean, no estado norte-americano da Virginia, a Mars tem faturamento global de US$ 40 bilhões provenientes de seus 4 segmentos de negócio: Petcare, Wrigley, Alimentos e Pesquisa. Cerca de 130 mil colaboradores, em mais de 80 países, estão reunidos sob os Cinco Princípios da empresa — Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade — trabalhando diariamente, para desenvolver relações mútuas, em linha com o seu propósito de criar o mundo de amanhã através da forma como fazemos negócios hoje.