Pular para o conteúdo

No Dia Nacional do Combate ao Sedentarismo, jovem diagnosticado com esclerose múltipla é exemplo do poder da ciência aliado às atividades físicas

Celebrada em 10 de março por ser um alerta sobre a necessidade das atividades físicas para uma vida saudável, data é de extrema importância para Gildo Afonso

Há inúmeros estudos que mostram e comprovam a importância das atividades físicas para o combate do sedentarismo, porém há um exemplo que vai além e mostra o quanto os exercícios podem ser capazes de auxiliar casos de doenças graves, até mesmo um diagnóstico de Esclerose Múltipla.

Prova disto é o Gildo Afonso, jovem de 29 anos que aos 23 soube que era portador da doença e resolveu ir atrás não só de auxílios médicos para o tratamento necessário, mas também foi se desafiando um pouco a cada dia quando se viu em uma cadeira de rodas. Sua determinação, aliada com sua fé – e obviamente com a ajuda da medicina – fez com que ele desse uma guinada de 180 graus e, em cinco anos, ele não só saiu desta condição como foi capaz de encarar um Ironman, uma das provas mais desafiadoras para um ser humano (ainda mais quando se tem alguma situação especial).

Atividades físicas sempre fizeram parte de sua rotina 

Conforme conta Gildo, a vontade em retomar as atividades foi ao encontro de um costume que ele já tinha. “Acredito que após ser diagnosticado com Esclerose Múltipla, buscar a atividade física a princípio se tratava de superar uma deficiência, mas com tempo, eu percebi que não havia limites, eu não tinha só superado uma cadeira de rodas e agora estava correndo, eu estava subindo em pódios!” conta. “A conversa agora era sobre até onde o homem, mesmo em meio a tantas adversidades, consegue chegar”, acrescenta.

Sendo assim, Gildo diz que explorar todo este potencial humano o levou ao Ironman – uma das provas de triatlon mais desafiadoras do mundo. “Eu literalmente saí de uma cadeira de rodas para chegar numa das competições de esporte mais desafiadoras do mundo”, vibra o jovem. “Por isso, nesta data tão importante de combate ao sedentarismo, é importante frisar que a atividade física não é só o melhor remédio, é o caminho que todos deviam trilhar para explorar todo o seu potencial. Caminhe no seu bairro, faça uma dança, tente algumas flexões. Ao fazer isso, você começará uma jornada apaixonante de amor por si mesmo e por tudo que você pode conquistar”, complementa. “E ,por mais que isso pareça feio de se dizer, acredite: o primeiro banho do dia merece ser suado!”.

Hoje Gildo vai à academia e costuma pedalar e correr sempre que possível. “Além dos muitos benefícios para a saúde física, os esportes ajudam muito na minha mente. Sou confiante, tenho uma fé que me ajuda demais, mas as atividades são meus verdadeiros suplementos. São elas que me fazem agradecer diariamente por este grande milagre chamado vida”, finaliza.