Pular para o conteúdo

5 benefícios do sono para a criança

Dormir não é luxo e a falta de repouso pode gerar impactos na vida adulta, alerta a especialista em sono e consultora da Philips Avent, Danielle Cogo

Com a proximidade do Dia Mundial do Sono, neste ano comemorado em 17 de março, a especialista em sono e consultora da Philips Avent, Danielle Cogo, destaca que dormir não é luxo e que a privação do sono pode gerar impactos na vida adulta.

Ao anoitecer, as famílias começam a se organizar para seguir com as últimas tarefas do dia e, principalmente, se preparar para colocar as crianças para dormir. Sabemos que manter uma constância no horário do sono é importante para o desenvolvimento dos pequenos, mas quais são os verdadeiros benefícios que esse descanso proporciona?

A especialista listou os 5 principais benefícios do sono para as crianças. Acompanhe:

  1. Consolidação de memória e melhor aprendizado;
  2. Crescimento adequado;
  3. Habilidades motoras fortalecidas;
  4. Melhora na alimentação;
  5. Aumento da resistência à infecções.

“Sono é uma necessidade do organismo como outra qualquer: comer, beber água, eliminações fisiológicas, entre outras. É um estado de comportamento do cérebro, em que cada pessoa possui o seu ritmo biológico e uma necessidade. O sono de uma pessoa não deve ser comparado com o de outra”, reforça a especialista.

De acordo com Danielle Cogo,  uma boa noite de sono começa a ser construída a partir do momento em que levantamos da cama, por isso a rotina é fundamental. A especialista ressalta ainda que crianças que não dormem bem, têm diversos prejuízos, entre eles, irritabilidade, desânimo, baixa tolerância à frustração, falta de autocontrole, inclusive, dores de cabeça.

Para auxiliar as crianças a terem uma noite de sono de qualidade, a especialista orienta ainda a  oferecer um ambiente adequado, organizar a rotina diária de acordo com a necessidade da criança e na dúvida de como fazer uma boa organização e não privar os pequenos do sono, procurar auxílio profissional.

“Sono tem características próprias, não existe uma quantidade ideal de horas de descanso igual para todos. É importante que os pais consigam identificar as necessidades de sono de seus filhos para organizarem uma rotina de acordo com o que eles realmente precisam”, esclarece Danielle.

A especialista aponta que não se deve ignorar a privação de sono dos pequenos: “Pode ser uma fase, que passa, mas as noites maldormidas na infância não se recuperam e vão impactar inclusive na vida adulta da criança”.

Sobre a especialista:

Danielle Cogo é especialista em sono e parceria da Philips Avent. Com Certificação Internacional pelo Instituto Internacional de Maternidade de San Francisco – Califórnia; Danielle é certificada pela Universidade de São Paulo (USP) em “Medicina do Sono”; com curso de aperfeiçoamento em “Sono e Obesidade” pela Learncafe, em “Apneia Obstrutiva do Sono” pelo Instituto Esraelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e como “Educadora de Envolvimento Familiar” pela Universidade de Harvard. Danielle é técnica em polissonografia pela NiCs, além de pós-graduada em Transtorno do Espectro Autista. Por mais de cinco anos, a especialista atuou na área de pesquisa clínica com estudos pediátricos e é proprietária do Instituto Assessoria Mamãe.

Sobre a Philips Avent:

Philips Avent é a marca número 1 em recomendação das mães e uma das pioneiras em puericultura no mundo. Há 37 anos, cria soluções inovadoras que visam transformar a alimentação, os cuidados com a saúde das mães e dos bebês e a segurança de milhões de crianças. A companhia construiu a sua história alinhada às famílias e profissionais de saúde, sempre pautada em estudos e pesquisas, a fim de entregar qualidade e inovação em seus produtos e ações. Avent é uma das marcas da Royal Philips, empresa líder em tecnologia da saúde, focada em melhorar a qualidade de vida das pessoas e em permitir melhores resultados por meio do ciclo completo da saúde, que envolve desde vida saudável e prevenção, até diagnóstico, tratamento e cuidados domiciliares. Fundada na Holanda, a Philips é líder em diagnóstico por imagem, terapia guiada por imagem, monitoração de pacientes, informática voltada à saúde, cuidados domésticos e saúde do consumidor. Para saber mais sobre a Philips Avent, acesse: https://www.loja.philips.com.br/avent