Pular para o conteúdo

Apneia do sono: como ela afeta a saúde bucal?

A apneia do sono é um distúrbio respiratório que pode afetar diretamente a saúde bucal. Isso ocorre porque a apneia do sono está relacionada a uma respiração inadequada durante o sono, o que pode levar a boca a ficar seca e reduzir a produção de saliva. A cirurgiã-dentista, especialista em saúde bucal e odontologia do sono, dra. Bruna Conde, explica que isso, por sua vez, aumenta o risco de cárie, doenças periodontais, mau hálito e outros problemas bucais.

A apneia do sono é uma condição em que a respiração é interrompida repetidamente durante o sono, muitas vezes devido a um bloqueio na via aérea superior. Uma das opções de tratamento é o uso de um dispositivo de pressão positiva contínua nas vias respiratórias (CPAP), que fornece um fluxo constante de ar para manter as vias respiratórias abertas. No entanto, muitos pacientes acham o CPAP desconfortável e têm dificuldade em usá-lo regularmente.

Nesses casos, o profissional de odontologia pode prescrever um dispositivo oral, também conhecido como aparelho oral ou placa de avanço mandibular. Esses dispositivos são feitos sob medida para o paciente e são usados durante o sono para manter as vias respiratórias abertas, evitando a obstrução da via aérea. Eles funcionam posicionando a mandíbula e a língua para frente, aumentando o espaço na garganta.

Para cuidar da saúde bucal em casos de apneia do sono, é importante adotar alguns cuidados especiais. Aqui estão algumas dicas:

1. Consulte um especialista: É importante procurar um especialista em para diagnóstico e tratamento adequados. O tratamento pode envolver a utilização de um aparelho de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) ou outros dispositivos que ajudem a melhorar a respiração durante o sono.

2. Higiene bucal: É importante manter uma boa higiene bucal para prevenir o acúmulo de placa bacteriana e outras doenças bucais. Escove os dentes e use fio dental diariamente. Descubra se tem secura bucal através de exames específicos de saliva como a sialometria. Existem tratamentos para a boca seca.

3. Mantenha-se hidratado: Beba água regularmente para manter a boca hidratada e ajudar a prevenir a secura bucal. Evite excesso de bebidas alcoólicas e refrigerantes, pois eles podem causar desidratação.

4. Considere o uso de umidificador: Um umidificador pode ajudar a manter a boca e as vias respiratórias úmidas durante a noite. Isso pode ajudar a prevenir a secura bucal e outros problemas de saúde bucal.

5. Realize consultas odontológicas regulares: “É importante visitar o dentista regularmente para verificar a saúde bucal e identificar quaisquer problemas precocemente. O dentista pode fornecer orientações adicionais sobre como cuidar da saúde bucal em casos de apneia do sono.” comenta a Dra. Bruna Conde.

6. Higiene do sono: receber orientações praticas sobre o preparo e o sono é super importante. Por exemplo evitar alimentação pesada antes de dormir, ficar horas no celular e televisão assim que for a hora de deitar. Existem diversas dicas que parecem simples mas fazem grande diferença na vida das pessoas.

“É importante destacar que o diagnóstico e tratamento da apneia do sono devem ser realizados por uma equipe multidisciplinar. O papel do profissional de odontologia é complementar o tratamento, especialmente em casos leves a moderados, e colaborar com a equipe para encontrar a melhor solução para o paciente.” Finaliza a Dra. Bruna Conde.

Mais Sobre Bruna Conde:

Dra Bruna Conde – Dentista Antenada- Cirurgiã Dentista – CRO SP 102038

“Sou uma dentista antenada e busco estar ligada em tudo o que faz bem para a nossa saúde.”

Há mais de 10 anos de formada, mais de 7000 sorrisos realizados, Dra. Bruna Conde é especialista e em frequente atualização. Realiza pessoalmente todos os tratamentos listados em seu consultório através de protocolos baseados em evidência clínica e científica através do largo convívio social de pacientes, mestres renomados e profissionais da área da saúde que visam o tratamento multidisciplinar. Conhecida por ter uma postura humana, detalhista, visão do paciente como um todo, acolhedora com humor e risada única.