Pular para o conteúdo

Desconforto nos pés ao fim do dia?

A grande maioria das pessoas não sabem ou não tem noção da quantidade de músculos que os pés possuem e dos benefícios em mantê-los fortalecidos

Os pés atuam como um amortecedor natural dos impactos do dia a dia e essa fonte de sustentação do corpo acaba sofrendo e gerando as temidas dores. Por isso, fortalecer a musculatura dessa região é fundamental para evitar lesões.

Vale destacar que a dor nos pés pode surgir por vários motivos, podendo afetar dos dedos do pé até o calcanhar, entre os motivos estão coisas simples do cotidiano como caminhar ou correr em superfícies duras, uso de saltos ou sapatos apertados ou até algo mais sério como artrite ou diabetes. Sendo assim, há também muitas maneiras diferentes de tratar e aliviar os incômodos dessa região.

Sem tratamento, a dor pode se tornar crônica e provocar alterações na marcha, que revertem em lesões no joelho, quadris e coluna. Por conta disso, é extremamente importante identificar a causa da dor de modo que o tratamento seja eficaz. Mas, além deles, exercícios físicos diários e sessões de fisioterapia são grandes aliados no fortalecimento da musculatura, prevenindo lesões e até mesmo ajudando no tratamento quando o processo de inflamação já está instalado.

Segundo Raquel Silvério, fisioterapeuta e diretora do Instituto Trata, unidade de Guarulhos o tratamento varia de acordo com cada pessoa e com o tipo de desconforto, mas inicialmente é possível reduzir as dores com algumas manobras simples e caso a dor persista, é necessário procurar um profissional especializado.

– Se durante a atividade física você notar alguma dor, pare imediatamente o exercício e deixe seu corpo descansar

– Ao fim do dia pise em uma bola de tênis e faça movimentos para frente e para traz e de maneira circular, a fim de massagear bem a planta dos pés;

– Evite calçados desconfortáveis e nada de ficar muito tempo em pé, seus membros inferiores merecem repouso. Saltos e sapatos apertados colocam pressão desnecessária sobre seus dedos e isso aumenta a dor.

Raquel destaca ainda que se esse desconforto estiver relacionado a dor e queimação no calcanhar, sensibilidade e sensação de rigidez, o diagnóstico pode ser de fascite plantar, uma condição extremamente dolorosa e que causa muito desconforto, sobretudo na limitação de movimentos e locomoção.

Por isso, não deixe de se exercitar e de procurar um profissional capacitado para identificar, diagnosticar e ministrar o tratamento correto.

Raquel Silvério é fisioterapeuta (Crefito: 116746-F) e Diretora Clínica do Instituto Trata, Unidade de Guarulhos, a profissional possui especialização em fisioterapia músculo esquelética pela Santa Casa de São Paulo, além de formação em terapia manual ortopédica nos conceitos Maitland, Mulligan e Mckenzie e forte experiência em tratamentos da coluna vertebral. Acesse: www.institutotrata.com.br