Pular para o conteúdo

Jardim, horta e replantio em praça. Conheça algumas ações que beneficiam sociedade e meio ambiente

Exemplos de boas práticas podem ser contemplados em obras de construção civil pela cidade, como no residencial Parque dos Ipês, no bairro de Campo Grande, que também oferece espaço para descanso sustentável e irá implantar uma praça para a comunidade e reflorestar seu entorno

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2015, realizada pelo IBGE, quase 85% da população brasileira vive em áreas urbanas. Essa população urbana continua crescendo não só no Brasil, mas no mundo. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) a previsão é de que cidades em todo mundo tenham 2,2 bilhões de habitantes a mais até 2050. No ritmo atual, a estimativa é que a população urbana passe de 56% do total global em 2021, para 68% em 2050.

Os números só confirmam o quanto as cidades tendem a continuar crescendo. Porém, é necessário que se cresça com qualidade tanto para o bem-estar da população, quanto para a relação com o meio ambiente em que vivemos. No contexto urbano, para obter diversos benefícios ambientais, é necessário que haja investimento em preservação ambiental, conscientização e sensibilização de toda a sociedade, envolvendo desde entes públicos e privados à própria população.

Exemplos de boas práticas ambientais crescem pelas cidades e são um convite ao aprendizado e à multiplicação de boas ideias. Um exemplo, são as ideias implantadas pela Vila Brasil Engenharia, uma empresa do Grupo Toctao, em sua obra do condomínio  residencial Parque dos Ipês, que está sendo construído na Estrada dos Caboclos, no bairro de Campo Grande, no Rio de Janeiro (RJ). O local, que irá receber 400 novos apartamentos, com previsão de entrega para o primeiro trimestre de 2024,  conta atualmente com com cerca de 60 colaboradores e muitos estão engajados nas boas práticas ambientais dentro da empresa, que está investindo, por meio de ações simples, na conscientização e sensibilização de todos.

O espaço conta com um jardim instalado no começo deste ano na entrada da obra para estimular o interesse dos colaboradores pelo cuidado com o meio ambiente. A ideia foi da engenheira ambiental Mônica Affonso, assistente de Meio Ambiente da Vila Brasil Engenharia. “O nosso jardim conta com roseiras, mudas de ipês e outras plantas ornamentais. Inclusive as mudas de ipês serão reaproveitadas no replantio de árvores que será feito no entorno do empreendimento com foco nesta espécie”, conta a especialista.

Outra ação de relevância ambiental e social é a implantação da horta urbana dentro do canteiro de obras. O espaço reservado para a iniciativa recebeu alguns paletes em que foram plantadas hortaliças e temperos como salsa e alecrim, pimentas, hortelã e cebolinha. Toda a produção é distribuída pela empresa gratuitamente para os colaboradores consumirem em casa com as famílias. Segundo a engenheira ambiental, a ação está sendo muito positiva no sentido de promover a educação ambiental e estimular o olhar voltado para o meio ambiente.

“Os colaboradores ajudam a regar e a cuidar da horta voluntariamente. Às vezes quando chego lá, vejo que eles já fizeram a rega da manhã com todo cuidado. Percebo que eles estão mais sensibilizados e interessados pelo tema, sendo multiplicadores da ideia”, relata ela. Além disso, a profissional destaca que a sensibilização quanto à preservação do meio ambiente e sustentabilidade é benéfica tanto agora, quanto para as gerações futuras.

*Reaproveitamento*

O reúso e reciclagem de materiais também é estimulado pela empresa, que desenvolve a prática envolvendo os trabalhadores. Dentro desse conceito, a companhia criou um espaço para descanso e descompressão chamado por Mônica Affonso de espaço de diversão sustentável. Com madeira reutilizada da obra a equipe fez uma mesa de ping-pong e bancos; além disso criaram um puf e banquinho com garrafas pets e papelão reciclado para os colaboradores descansarem no intervalo. Segundo ela, “a intenção é incentivar os colaboradores a adotarem a prática no dia a dia e também promover a reutilização dos materiais dentro da própria obra, beneficiando, assim, o meio ambiente, pois evitamos que esse resíduos vá para  o lixo”.

*Reflorestamento* 

O projeto do condomínio residencial Parque dos Ipês foi planejado com a previsão de uma etapa de reflorestamento de seu entorno desde a concepção do projeto. Essa etapa contará com o replantio de cerca de 130 árvores pela Vila Brasil Engenharia. As mudas serão plantadas no entorno do condomínio e na nova praça, que será construída pela empresa para uso da vizinhança.

Segundo a especialista, essa ação traz benefícios para toda a sociedade e também para o meio ambiente. “Muitas mudas serão plantadas na praça que a empresa vai instalar e o local será aberto a toda a sociedade que poderá desfrutar de mais qualidade do ar, melhor clima local, além de mais bem-estar e convívio social”, destaca ela.