Pular para o conteúdo

Doodle do Google homenageia Mario Molina, o químico mexicano que alertou sobre os perigos dos CFCs

Saiba mais sobre Mario Molina, o químico mexicano homenageado pelo doodle do Google hoje. Descubra como sua descoberta sobre os CFCs mudou a maneira como vemos a proteção da camada de ozônio e como ela ainda é relevante nos dias de hoje.

O doodle do Google de hoje, 19 de março de 2023, homenageia Mario Molina, o químico mexicano que recebeu o Prêmio Nobel de Química em 1995 por seus estudos sobre a camada de ozônio da Terra. Molina ficou famoso por mostrar como os clorofluorcarbonetos (CFCs) são compostos nocivos à camada de ozônio, levando à proibição global desses compostos químicos.

Nascido em Cidade do México em 1943, Molina estudou química e engenharia química na Universidade Nacional Autônoma do México antes de se mudar para a Alemanha, onde concluiu seu doutorado em física química na Universidade de Friburgo. Ele posteriormente trabalhou como pesquisador no Laboratório de Química da Universidade da Califórnia em Berkeley e no Jet Propulsion Laboratory da NASA em Pasadena, Califórnia.

Em meados da década de 1970, Molina começou a estudar os efeitos dos CFCs na atmosfera da Terra. Ele e seu colega, o químico americano Sherwood Rowland, descobriram que os CFCs liberados na atmosfera poderiam destruir a camada de ozônio, que protege a Terra dos raios ultravioleta prejudiciais do sol. Seus estudos sobre os CFCs mudaram a maneira como vemos a proteção da camada de ozônio.

Graças às descobertas de Molina e Rowland, os CFCs foram banidos em todo o mundo em 1987 pelo Protocolo de Montreal. Esse acordo internacional foi um marco na proteção ambiental e estabeleceu um exemplo para futuros acordos ambientais globais. Em 1995, Molina e Rowland receberam o Prêmio Nobel de Química por sua descoberta dos efeitos prejudiciais dos CFCs na camada de ozônio.

O legado de Molina é mais relevante do que nunca, à medida que os esforços de proteção ambiental se tornam cada vez mais urgentes. Seu trabalho sobre os CFCs ajudou a chamar a atenção para o fato de que a poluição do ar tem consequências globais, e suas descobertas tiveram um impacto significativo na política ambiental internacional.

O doodle do Google de hoje celebra o trabalho pioneiro de Mario Molina e reconhece sua contribuição para a ciência e a proteção ambiental. Seu legado continua a inspirar pesquisadores e ativistas que trabalham para proteger nosso planeta das ameaças ambientais.