Pular para o conteúdo

Como preparar uma lancheira saudável para a minha criança?

Nutricionista aponta os alimentos que jamais podem faltar na refeição escolar

A alimentação das crianças deve ser pensada com muito cuidado, visto que estão em fase de crescimento e precisam ingerir nutrientes que contribuam para esse processo. Além das refeições em casa, pais, mães e responsáveis devem se atentar a alimentação na escola, onde as crianças passam um grande período do dia e necessitam continuar se alimentando bem. Mas, afinal, como montar uma lancheira saudável?

Para isso, segundo a nutricionista e Profa. Ma. Renata Magalhães Boaventura, do curso de Nutrição do Centro Universitário Braz Cubas, é fundamental pensar em fontes de diversos nutrientes, como proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais. Ainda, priorizar alimentos como frutas, iogurte natural, queijo branco, castanhas e pães, sempre dando preferência para os naturais e integrais, ou bolinhos e tortas caseiros.

“Variar nas opções é interessante para a criança não enjoar, então um dia pode mandar maçã, com bolinho integral e iogurte, no outro dia pode ser banana, com pão com queijo e água de coco, por exemplo”, coloca a especialista.

Esses tipos de alimentos fornecem nutrientes importantes para o crescimento e desenvolvimento de crianças, garantindo energia necessária para as atividades que precisam realizar durante o período que estão na escola, além de contribuir para hábitos alimentares mais saudáveis.

Por outro lado, Boaventura lembra que a rotina é um peso para muitas famílias, que acabam optando por alimentos prontos e não preparados em casa, geralmente ultraprocessados. Como exemplos temos os refrigerantes, sucos de caixinha com adição de açúcar, as bolachas, os bolos recheados e salgadinhos, que devem ser evitados sempre que possível, pois têm alto teor de gordura e açúcar, que contribui para o ganho de peso excessivo.

Para além do risco de obesidade infantil, outros problemas sérios de saúde podem ocorrer: um estudo feito pelo Imperial College London, no Reino Unido, mostrou que o consumo de ultraprocessados pode aumentar em até 30% o desenvolvimento do câncer.

“Muitos pais, por buscarem praticidade, acabam optando pelos ultraprocessados. No entanto, é possível encontrar opções melhores que também sejam práticas ou exijam pouco preparo, como uma bisnaguinha de padaria com queijo branco e uma fruta. Algumas receitas como bolinhos e tortas podem ser congelados, o que facilita no dia a dia, pois é possível descongelar no micro-ondas e enviar na lancheira”, afirma.

Por fim, a professora do curso de Nutrição da Braz Cubas diz que: “A alimentação requer um certo planejamento para ficar mais fácil no dia a dia. Pensar no que enviar durante a semana é um primeiro passo, pois algumas coisas podem ser preparadas e congeladas no final de semana, por exemplo. Ir atrás de opções com baixo teor de açúcar e gordura contribui para uma alimentação mais equilibrada.”

Sobre Braz Cubas – Com 80 anos de história e tradição, o Centro Universitário Braz Cubas é reconhecido pelo ensino e formação de qualidade de profissionais de diversas áreas de atuação, em Mogi das Cruzes e, também, na Região Metropolitana de São Paulo e Alto Tietê. Oferece cursos de graduação presencial e a distância, além de cursos técnicos e de pós-graduação, todos de forma inovadora, aliando a tradição com o que há de mais atual no mercado educacional. A Instituição agora integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados. Visite: www.brazcubas.br e conheça o Nosso Jeito de Ensinar.