Pular para o conteúdo

Você sabia que o ovo é um dos alimentos mais completos?

O ovo tem um papel importante no desenvolvimento humano, desde o nascimento até a manutenção da qualidade de vida durante o envelhecimento

Nos últimos anos, o ovo venceu a injusta alcunha de vilão e se consolidou entre os alimentos mais completos e imprescindíveis disponíveis, ficando atrás apenas do leite materno. Sua praticidade, versatilidade e acessibilidade o colocou entre os protagonistas no prato não só do brasileiro como do mundo todo.

De acordo com Lúcia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil, o ovo é um alimento de baixo custo e possui diversas vitaminas e muitos minerais necessários para a manutenção da saúde das pessoas. Isso o transforma em uma das principais fontes de nutrientes das refeições. O seu custo benefício faz com que ele se torne uma boa opção de proteínas no café da manhã, almoço e jantar. A praticidade no preparo também faz com que seja uma excelente estratégia para aumento de inclusão de nutrientes na dieta dessa categoria da população.

Uma das funções da ingestão de ovos na alimentação é o combate a perda da musculatura e a manutenção da massa muscular. Assim, é importante manter o ovo como fonte de proteína, participando da alimentação de forma estratégica, somado a exercícios físicos, evitando a redução muscular e mantendo uma forma de vida mais saudável.

Outro benefício é o consumo de luteína e zeaxantina, dois antioxidantes que agem diretamente na proteção dos olhos contra a luz, mas a sua ingestão só é efetivada quando há a presença de gordura, que já está presente na gema. “O que os estudos mostram é que o consumo do ovo aumenta os carotenóides séricos sem alterar o colesterol. Um estudo realizado com pessoas que consumiram um ovo diariamente, tiveram um aumento da luteína e zeaxantina plasmática sem elevar os lipídios séricos e colesterol”, explica a especialista.

O ovo também tem um papel importante para o desenvolvimento desde o nascimento. Após o parto, muitas mulheres ficam com inúmeras dúvidas sobre o tipo de alimentação que devem consumir durante o período de amamentação. Afinal, os alimentos que a lactante consome determinam a qualidade e o sabor do leite materno, ajudam a preparar o bebê para a fase da introdução alimentar e influenciam diretamente na disposição da mãe.

Ainda segundo a nutricionista, neste período de lactação, é essencial manter uma alimentação rica em proteínas, carboidratos, ácidos graxos, além de minerais, como magnésio, cromo, cobre, selênio, ferro, vitaminas A, E, C e vitaminas do complexo B, entre elas colina. “A colina é um nutriente essencial para a transmissão de impulsos nervosos e formação da memória que teve início no período gestacional. Além disso, ela é fundamental para a composição e manutenção de células. O ovo contribui com a alimentação materna, que deve ser equilibrada e pode, indiretamente, favorecer um maior aporte de vitaminas e minerais ao leite materno”, comenta Lúcia Endriukaite.

Em geral, o ovo é uma fonte de proteína, vitaminas, minerais e claro carotenóides importante para todas as faixas etárias e sexos. O ovo é prático, participa efetivamente de uma grande quantidade de receitas doces e salgadas, saboroso e só faz bem para a saúde.
Sobre O Instituto Ovos Brasil

O Instituto Ovos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, que foi criada em 2007 com objetivo de educar e esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que o alimento proporciona à saúde. Entre seus propósitos, também destaca-se a missão de desfazer mitos sobre seu consumo. O IOB tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil.