Pular para o conteúdo

Startup lança plataforma de telemedicina focada em cannabis

Serviço digital e multidisciplinar chega para movimentar o setor de telessaúde

O mercado da cannabis vem recebendo diversas novidades neste ano de 2023. Dentre elas — e uma das mais notáveis — foi a criação da lei de acesso à planta para uso medicinal juntamente ao SUS e o Estado de São Paulo, a qual teve o apoio de mais de 40 mil pessoas em petição online (Lei 17.618/23).

Mesmo com diversas burocracias, a medida representa um alívio para adquirir produtos à base de cannabis para uso medicinal. Pensando nesse cenário de mudanças, a TeleHemp, empresa especializada em teleconsulta para cannabis, surge no atual cenário com a missão de oferecer uma plataforma que conecta pacientes, familiares, cuidadores e profissionais interessados em discutir e compartilhar informações sobre o tema.

Com previsão para iniciar suas atividades neste mês de março, o projeto surge a partir da percepção de uma crescente demanda por informações sobre a cannabis medicinal no Brasil e da necessidade de acesso a profissionais especializados e capacitados nessa área.

Atenta às necessidades de pessoas por produtos medicinais à base de cannabis, a plataforma promete ser o primeiro hub digital com integração entre diversos profissionais. Ela também será útil na oferta de soluções tecnológicas e ferramentas que permitem teleconsultas com médicos, enfermeiros, farmacêuticos e psicólogos com know-how na área.

Assim, a empresa torna possível o acompanhamento de tratamentos, além da orientação e aconselhamento, incluindo projetos educativos na área (para profissionais e pacientes) e a promoção do contato direto entre pacientes e especialistas, através da ferramenta Pergunte ao Especialista, que está em processo de implementação.

Para atingir seu objetivo, a TeleHemp atua em quatro frentes diferentes:

  • Oferta de consultas médicas via internet, onde os pacientes podem receber prescrições digitais de medicamentos canábicos válidas em todo o território nacional;
  • Oferta de consultas multidisciplinares online, tendo como proposta o atendimento integral às necessidades da pessoa — fornecendo suporte com ajustes de doses de medicação e consultoria para a aquisição de produtos canábicos de maneira legal no país;
  • Oferta de educação e promoção de informações científicas sobre medicamentos e terapias derivados da cannabis no cenário nacional e internacional; e
  • Integração e interação entre especialistas e pacientes por meio da sua plataforma, levando à construção de uma comunidade engajada com o desenvolvimento legal e sustentável do cenário da cannabis.

‘’Acreditamos que o serviço orientado à experiência do usuário é a chave para o sucesso em qualquer setor, levando em conta o lado competitivo do mercado de telessaúde. A TeleHemp foi projetada para se diferenciar, por causa do seu serviço de alto valor agregado, com profissionais excelentes – rigorosamente qualificados e selecionados – de diversas áreas da saúde, tendo em vista executar atividades de cuidado integral, que vão muito além do tratamento de doenças, humanizando o tratamento e promovendo a qualidade de vida de uma maneira inédita e inovadora no cenário brasileiro’’, completa Arthur Dias, médico e engenheiro de software, co-fundador da startup.

Com a sua missão de inspirar o bem-estar das pessoas em uso de medicamentos e terapias derivadas da cannabis, a TeleHemp também realiza workshops, cursos, seminários e conferências sobre a planta para pacientes e profissionais da medicina e áreas afins, empregando as melhores práticas dentro das diversas possibilidades apresentadas na saúde canábica.