Pular para o conteúdo

Cursos livres que podem te ajudar a aprimorar suas soft skills

Conheça 5 cursos livres que vão te ajudar a aprimorar suas habilidades e desenvolver suas soft skills. Confira!

De modo geral, soft skills são habilidades pessoais que permitem que as pessoas interajam umas com as outras de modo efetivo. São habilidades fundamentais para o sucesso pessoal e profissional de um indivíduo. Por isso, cursos livres ou até mesmo uma graduação são importantes para desenvolver essas destrezas. 

Neste artigo, você verá quais cursos livres podem ajudar a aprimorar suas soft skills. Continue a leitura e confira!

O que são cursos livres?

Cursos livres são cursos de curta duração que não possuem regulamentação específica por parte do Ministério da Educação (MEC). Diferentemente de cursos superiores, os cursos livres não exigem formação acadêmica. Dessa forma, todas as pessoas podem fazê-los a fim de melhorar suas habilidades pessoais e profissionais.

A seguir, veja em quais modalidades você pode (e deve) investir:

1. Liderança

Dentre todas as possibilidades de um curso livre, o de liderança deve estar no topo de sua lista de prioridades, já que a extensão fará com que você desenvolva sua capacidade de liderar, inspirar e motivar terceiros. 

2. Inteligência emocional

Sabendo que doenças psicológicas são o mais novo mal do século, é importante lutar contra elas. Seja ansiedade, seja depressão, seja crise do pânico, é essencial driblar tais sentimentos e evoluir como profissional. Por isso, fazer um curso de inteligência emocional vai ajudar a entender e a gerenciar suas emoções, o que contribuirá para uma relação interpessoal mais saudável. 

3. Empatia

Atrelado ao tópico anterior, um curso de empatia vai ajudar o aluno a entender melhor as expectativas e necessidades do outro. Olhar para um mundo que não é nosso é muito importante para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Neste caso, o curso livre de empatia é essencial para todas as profissões, seja você formado em jornalismo, engenharia civil, marketing ou letras. Desenvolver a capacidade de entender o outro é essencial em todos os sentidos.

4. Gestão de tempo

Saber como gerenciar seu tempo fará com que você aumente sua produtividade. Por isso, na hora de escolher um curso livre, não se esqueça do curso de Gestão de tempo.

5. Resolução de problemas

Em toda profissão, o profissional se depara com uma série de problemas. Com um curso de resolução de problemas, ele será capaz de analisar a situação e tomar decisões precisas e assertivas.

E, o melhor de tudo, é que os cursos podem ser feitos na melhor faculdade de Santos. Você pode encontrá-los de modo online e dar um UP no seu currículo e em sua carreira profissional.