Pular para o conteúdo

Como afiar canivete: 4 dicas para afiar corretamente

Confira aqui o passo a passo de como afiar canivete de maneira fácil e segura e ainda manter a sua afiação por mais tempo!

Saber como afiar canivete é de extrema importância para quem faz o uso diário desse acessório funcional. Isso porque é somente afiado que o canivete terá um bom desempenho em sua utilização.

Essa peça, geralmente feita em aço inoxidável juntamente com madeira e seu cabo, é considerada extremamente funcional e versátil. Com ela em mãos, torna-se possível realizar tarefas corriqueiras como descascar alimentos, cortar cordas e abrir embalagens.

Já em lugares externos, o canivete se torna ainda mais útil. Ele pode ser empregado em serviços de pescaria, corte de galhos e acessórios para camping. Também pode ser considerado um acessório de defesa contra animais selvagens.

Atualmente, pode-se encontrar modelos de canivetes exclusivos e resistentes, com alta qualidade para uso em diferentes atividades e aventuras ao ar livre, como o canivete clássico, para trabalho ou o multiferramentas.

Então, se você faz uso dessa bela e funcional ferramenta, saiba aqui como amolar canivete e mantê-lo sempre adequado para qualquer serviço.

Cuidados para o processo de afiação

Para que o canivete se mantenha útil nas mais diversas ocasiões, seja em ambientes externos ou dentro de casa, ele precisa passar pelo processo de afiação de tempos em tempos.

Para realização desse processo, se faz necessário alguns cuidados para proteção da peça e também de seu utilizador. Além disso, existem diversos equipamentos e materiais que podem ser encarregados dessa tarefa. Por isso, torna-se importante entender como funciona o processo de afiação e quais os cuidados necessários para cada um deles.

1. Conheça os materiais utilizados

Há inúmeras maneiras de como afiar canivete e também equipamentos para serem utilizados nessa tarefa. Cada um dos casos depende de cuidados específicos na hora de afiar ou amolar o canivete. Conheça os principais materiais utilizados nesse processo a seguir:

  • Lima: 

A lima é um modelo de ferramenta desenvolvido exclusivamente para amolar e polir outros materiais, incluindo os canivetes. Por conta disso, essa ferramenta está presente na maioria dos lares, pois também se mostra muito eficiente para afiar facas de cozinha.

Para afiar um canivete com uma lima, basta passar a sua linha de corte contra a lima, fazendo movimentos para cima e para baixo, que não devem ser muito rápidos.

  • Pedra de diamante:

A pedra de diamante tem uma superfície dura e muito porosa. Ao contrário do que seu nome diz, essa pedra é criada através de placas de metal, mas também faz uso de pequenos diamantes.

Por conta da sua dureza, torna-se possível afiar facas e canivetes em sua superfície. Ideal para pessoas que buscam um processo de afiação mais rápido e eficiente. Porém, por conter pedaços de diamantes em seu corpo, não é um material muito acessível.

  • Pedra de cerâmica:

A pedra de cerâmica está entre as principais opções de quem utiliza facas e canivetes, por isso é facilmente encontrada. Para sua utilização, é necessário que seja embebida de água. Após 5 minutos, pode-se amolar qualquer tipo de objeto, principalmente canivetes. A parte ruim é que a pedra de cerâmica não é considerada um material fácil de se trabalhar, sendo indicado somente para pessoas que tenham experiência nessa técnica.

  • Pedra Combinada:

A pedra combinada também é um material muito popular entre as pessoas que buscam amolar um canivete e assim como a pedra de cerâmica, ele também depende de água antes de ser utilizado. Por isso, indica-se que a pedra seja umedecida 10 minutos antes da sua utilização. Após o tempo, o processo pode ser realizado.

Além disso, a pedra combinada não é considerada tão dura, podendo ser utilizada por até os menos experientes na técnica. Há com ela também o benefício de um desgaste mais lento. No caso da Pedra de Diamante, os diamantes se desgastam rapidamente com o tempo.

  • Lixa:

Para pessoas que dependem de um processo de afiação do canivete, mas não encontram nada para afiar, a lixa pode ser uma boa opção improvisada. 

Obviamente, esse material não oferece o mesmo desempenho de uma Pedra Combinada ou Pedra de Cerâmica, ela é mais utilizada durante o processo de finalização. Porém, caso só tenha ela em casa, poderá ser utilizada na superfície do canivete.

Nesse caso, basta passar os dois lados do canivete na lixa quantas vezes for necessário. Lembre-se apenas de segurar a lixa com firmeza para maior segurança da técnica.

2. Separe os materiais adequados

Por motivo da variedade de materiais e ferramentas, antes de iniciar o afiar do canivete é preciso escolher qual deles utilizar e realizar a preparação necessária. Se for realizar o processo com uma Pedra de Cerâmica ou Pedra Combinada, lembre-se de colocá-las na água para ficarem úmidas. O tempo de espera é de 5 a 15 minutos, dependendo do material.

Além disso, escolha um bom local para realizar esse processo. Essa técnica pode deixar resquícios nas superfícies da casa, por isso é indicado planejar para trabalhar nisso em um ambiente externo.

Durante a preparação, uma boa dica para evitar casos de afiação desregulada, é mergulhar a lâmina por alguns segundos em água quente ou fervente. Essa ação pode ser feita principalmente por pessoas que não tenham experiência.

3. Afie corretamente com esse passo a passo

Afiar corretamente é uma tarefa simples e que não dura mais que alguns minutos. Porém, deve ser feito com atenção para segurança e também para não acontecer erros que provocam as regularidades na lâmina. Para tornar o processo mais seguro, confira o passo a passo:

  1. Prepare os materiais necessários e lâmina que será afiada;
  2. Limpe bem a lâmina;
  3. Passe um lado da lâmina ao longo da pedra ou equipamento escolhido para o trabalho;
  4. Realize esse movimento várias vezes de maneira firme, mas sem aplicar muita pressão na lâmina;
  5. Continue realizando o movimento de maneira suave, firme e constante. Uma dica é utilizar o ângulo 27 graus e assim ir diminuindo até chegar a 15 graus;
  6. Quando a rebarba se formar na lateral, é hora de trocar de lado;
  7. Realize novamente os mesmos movimentos na lâmina até o aço estar com aspecto fino.

Para concluir do jeito certo, recomenda-se que seja feito também um processo de finalização. Nesse caso, pode ser utilizado uma pedra menos áspera ou uma lixa.

Também é importante prestar atenção no ângulo correto do canivete para não correr o risco de desgastar a lâmina demais ou mantê-la sem fio. Por isso, sempre ao afiar um canivete nunca tente alterar ou não seguir o ângulo da lâmina.

4. Confira se está bem avaliado

Antes de finalizar de vez o processo de amolar um canivete, é necessário saber se ele está bem amolado. Para isso, utilize um pedaço de papel sulfite. Basta pegá-lo e passar a lâmina do canivete lentamente, se o corte acontecer sem rasgar o papel, isso significa que o canivete está bem afiado e pronto para o uso. Caso rasgue, o processo de afiação deve ser repetido novamente até que esteja conforme o desejado.

Como manter o canivete afiado?

Além de saber como amolar o canivete, todo dono desse acessório deve também saber como mantê-lo afiado e com um bom desempenho por mais tempo. Aprenda o que fazer para que isso seja possível:

  • Realize a limpeza correta

Sempre após usar o canivete para qualquer ocasião, o ideal é limpá-lo da melhor maneira possível. Caso seja guardado sujo, a sujeira levará a lâmina a corrosão facilmente. Mas lembre-se, para a limpeza adequada é preciso evitar produtos químicos, o indicado é apenas o uso de água corrente ou pano úmido.

  • Evite usar o canivete de maneira indevida

Para que sua afiação permaneça por mais tempo e a ferramenta tenha uma maior vida útil, o indicado é não utilizá-lo em lugares indevidos, como para o corte de superfícies abrasivas. É preciso utilizar apenas em superfícies em que será possível absorver o impacto da lâmina.

  • Não utilize um esmeril

No momento de afiar o seu canivete, é importante nunca utilizar um esmeril. Esse equipamento, por mais que seja recomendado para afiar facas, pode ser muito nocivo ao canivete.

Amolar um canivete pode ser considerado uma tarefa bastante rápida e fácil após realizar a leitura dessas dicas com bastante atenção. Com elas, além de conquistar um ótimo desempenho da lâmina com uma manipulação segura, também é possível prolongar a vida do acessório. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!