Pular para o conteúdo

Confira as principais diferenças entre atividade física e exercício físico e entenda como a regularidade pode fazer toda a diferença

No mês que relembra a importância da prática de exercícios físicos, especialista dá dicas sobre como tornar a prática do exercício físico em ganhos para a sua saúde

Você sabia que há diferenças entre atividade física e exercício físico e que isso pode fazer toda a diferença para a sua saúde? No mês de conscientização sobre a importância dos exercícios físicos, a médica clínica geral do Hospital Edmundo Vasconcelos, Rossana Funari esclarece que a atividade física está presente a todo o tempo durante o nosso dia a dia.

“A atividade física é qualquer atividade realizada em uma rotina do dia a dia como subir escadas, caminhar após o almoço, descer um ponto antes do local de trabalho e andar até o destino. Isso pode ajudar e muito na nossa saúde. Já os exercícios físicos são aqueles relacionados à prática de esportes, ginástica, musculação, yoga, pilates, entre outros”, explica ela.

A grande diferença, porém, é a regularidade com que as atividades físicas são realizadas, uma vez que muitas são feitas sem qualquer tipo de planejamento para a sua realização. A médica ressalta que, se não houver frequência, os efeitos de qualquer atividade serão baixos.

“A regularidade é muito importante, tanto para condicionamento cardiovascular quanto para o fortalecimento muscular, além de todos os benefícios mentais envolvidos na prática de um exercício físico. É muito mais saudável praticar atividade por menos tempo diariamente ou três vezes na semana do que três horas no domingo por exemplo”, ressalta ela, destacando que uma frequência de 30 minutos de exercícios físicos por dia já faz a diferença e podem tirar a pessoa do sedentarismo, ainda que seja uma atividade de baixa intensidade.

Em relação à escolha do exercício físico, a médica afirma que não há um exercício mais correto ou que fará mais diferença para a vida de uma pessoa, mas que o mais importante é encontrar aquilo que mais gosta. “Os exercícios aeróbicos, em especial os esportes, possuem um maior gasto calórico, mas tudo depende da idade e da saúde de cada pessoa. O ideal é consultar um médico antes de iniciar qualquer exercício físico, começar com moderação e fazer uma atividade que seja prazerosa”, resume.

Sobre o Hospital Edmundo Vasconcelos

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Hospital Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.000 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 – Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o primeiro lugar no Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar na categoria Saúde – Hospitais, conquistado por três anos consecutivos, 2017, 2018 e 2019.

Site: www.hpev.com.br