Pular para o conteúdo

Parkinson é a sexta patologia com mais prescrições de cannabis no Brasil

A doença de Parkinson está entre as condições médicas mais atendidas pelo tratamento de cannabis medicinal no Brasil.

Segundo um relatório que é disponibilizado anualmente pela Kaya Mind, a patologia é a sexta com mais prescrições, com 5,2% do total, atrás apenas de dores crônicas, ansiedade, Alzheimer, depressão e TEA (Transtorno do Espectro Autista).

A doença é um distúrbio marcado pela degeneração progressiva dos neurônios produtores do neurotransmissor dopamina, o que afeta importantes funções do corpo, como o movimento, a memória, a motivação e o humor, muitas vezes causando dor, tremores e até depressão. A condição é crônica e progressiva.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 1% da população mundial tem a doença. No Brasil, estima-se que 200 mil pessoas sofram com o problema.

Existem tratamentos para o Parkinson?

Ainda não há cura para a doença, mas existem tratamentos que podem controlar os sintomas, como cirurgia e até medicamentos que imitam ou aumentam a dopamina. É o caso do canabidiol (CBD), um dos compostos químicos encontrados na cannabis.

“O canabidiol é uma alternativa saudável e natural aos medicamentos tradicionais. É capaz de aumentar a transmissão de dopamina para o cérebro e melhorar a mobilidade, os tremores, a comunicação e o humor dos pacientes, diminuindo, assim, os sintomas debilitantes do Parkinson”, explica Dra. Mariana Maciel, médica especialista em medicina canabinoide e CEO da biofarmacêutica Thronus Medical.

Atualmente, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) permite a importação de produtos derivados de cannabis. Mas é importante lembrar: a compra e a utilização desses produtos só podem ser feitas sob prescrição médica. A dosagem e as demais orientações devem ser determinadas pelo médico prescritor, que deve manter um acompanhamento contínuo do uso.

Sobre a Thronus Medical INC.

Fundada no Canadá, a Thronus é uma biofarmacêutica focada na produção e no desenvolvimento de fármacos inovadores para tratamentos com cannabis medicinal. Com distribuidores na América do Norte, América Latina e Europa, a Thronus conta com nanotecnologia exclusiva, desenvolvida por uma médica brasileira, para aumentar a biodisponibilidade de óleos canabinoides, assim potencializando sua absorção pelo organismo. A linha de fármacos BISALIV com tecnologia PowerNano comprovadamente aumenta a absorção de fitocanabinóides pelo corpo. A Thronus é uma empresa com DNA brasileiro, sonhada e liderada pela Drª Mariana Maciel, médica especialista em medicina canabinoide.