Pular para o conteúdo

3 dicas para deixar as preocupações de lado

As preocupações com as adversidades da vida cresceram muito nos últimos anos. De acordo com a pesquisa Global Health Service Monitor, 18% dos brasileiros apresentavam ansiedade em 2018. Apenas três anos depois, este número saltou para 40% de brasileiros com laudo assinado por médicos.

Estes sentimentos podem causar outras sensações como estresse, tristeza, medo e transtornos mentais. De acordo com dados do IBGE, 10,2% das pessoas com 18 anos ou mais receberam o diagnóstico comprovado de depressão em 2019 – índice este que foi maior do que o encontrado em 2013 na mesma pesquisa, que foi de 7,6%.

“Percebemos que as pessoas que têm fé são menos suscetíveis a ter algum destes problemas, inclusive, a pandemia reforçou isto. Confiar em Deus traz diversos benefícios como a tranquilidade diante das adversidades, paciência e aumento da esperança por dias melhores”, explica Nando Valente, Diretor de Projetos Especiais do Glorify.

Uma das dicas para diminuir a ansiedade que Valente reforça está ligado à fé. O chamado “Ato Devocional” é quando o cristão separa momentos para se dedicar 100% a assuntos espirituais. Isto é, quando a pessoa dedica um tempo do seu dia para ampliar sua conexão com Deus. Estes momentos diários refletem em diversos benefícios como o entendimento de propósitos, aumento do crescimento espiritual, obtenção de respostas diante das diversidades, e construção de ótimos hábitos e atitudes.

Hoje já existem ferramentas que auxiliam nestes momentos. O Glorify, maior aplicativo de devocional cristão do mundo, está disponível para Android e IOS, é um deles. Nele é possível ler e ouvir passagens bíblicas, receber informações personalizadas sobre o progresso devocional, acessar orações guiadas, além de ouvir louvores adultos e histórias infantis. No app ainda é possível participar de comunidades e participar de grupos de orações.

A segunda dica é conversar com pessoas próximas. Em Provérbios 17:17 vemos que um amigo que ama em todos os momentos, é um irmão na adversidade. E nestes momentos de dificuldade, é importante se aproximar dos amigos e compartilhar as aflições. Muitas vezes, os amigos que compartilham a mesma fé, têm uma palavra de apoio, incentivo ou consolo. A participação dos amigos em todos os momentos é fundamental”, comenta.

A oração também pode ser uma grande aliada nesses momentos de adversidade. É o momento em que a pessoa se sente à vontade para contar tudo o que está dentro do coração e da mente, realmente desabafar. “A oração é uma arma poderosa para reduzir a ansiedade e encontrar forças para prosseguir. Filipenses 4:6 diz: “Não andem ansiosos por conta alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e  com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus”, finaliza o diretor.

 Sobre o Glorify

Fundado em 2019 pelos empreendedores britânicos Henry Costa e Ed Beccle, o Glorify é um aplicativo cristão de devocional diário que cria espaço e estrutura para que todas as pessoas se conectem com Deus todos os dias.

Projetado para ajudar a adquirir bons hábitos de adoração com conteúdo de qualidade, o Glorify oferece leituras diárias da Bíblia escolhidas a dedo, meditação guiada, música de adoração e espaço para reflexão e oração. Cristãos em todo o mundo são guiados por pequenas rotinas de adoração para fortalecer seu relacionamento com Deus e recarregar sua jornada espiritual todos os dias.

O aplicativo está disponível para download na Google Play Store e Apple Store.