Pular para o conteúdo

ChatGPT para psicólogos: entenda os benefícios na atuação dos profissionais

A ferramenta pode ajudar o psicólogo a ser mais produtivo em suas tarefas diárias

Até que ponto a tecnologia vai substituir as tarefas humanas? Ela avança dia a dia na vida pessoal e profissional. O Chat GPT, por exemplo, é um dos modelos mais avançados de linguagem disponíveis atualmente. Suas potencialidades ainda estão sendo testadas, inclusive no campo ético, mas a ferramenta já é usada como apoio nos atendimentos clínicos dos psicólogos, sendo útil no dia a dia de trabalho em várias áreas de atuação dos profissionais.

O psicólogo José Hugo Gonçalves Magalhães explica que o modelo beneficia na facilitação da busca e organização de informações, bem como ajuda a elaborar materiais para uso em contextos diversos. “O Chat GPT pode auxiliar na psicoterapia, na pesquisa científica e na elaboração de relatórios clínicos em áreas como Psicologia Hospitalar, Psicologia Escolar ou Psicologia Organizacional. O assistente virtual fornece informações atualizadas sobre transtornos psicológicos e na estruturação de intervenções”.

Durante um atendimento clínico, a ferramenta não é capaz de analisar sentimentos, adverte o especialista. “Por si mesmo, ela não apresenta processos do campo afetivo e emocional, até porque é uma ferramenta baseada em entradas informacionais fornecidas por humanos. Pode ajudar a elaborar perguntas e respostas para uma sessão psicoterapêutica, de acordo com as demandas do paciente e expectativas do profissional”, expõe.

José Hugo, que também é professor do curso de Psicologia na UniFTC Petrolina, esclarece que as novas tecnologias movimentam o mercado de trabalho, mas elas também precisam dos humanos para entender, pensar, planejar e refletir. “A clareza e precisão da comunicação do psicólogo depende mais de sua formação e competência, no uso de seus atributos, do que do auxílio de uma ferramenta acessória. Ela pode dar apoio nos atendimentos, fornecer tópicos em saúde mental, porém o modo como utilizá-la e a integração criativa dessas informações, depende do profissional”, frisa.

Para concluir, o especialista falou sobre a grande interrogação que ainda existe referente ao uso do Chat GPT em todas as áreas e como ela tem impactado no desenvolvimento humano. “Muitas perguntas serão respondidas através do emprego do método científico nos próximos anos. Nossos níveis de inteligência em habilidades que dependem de metacognição tais como raciocínio linguístico, lógico e argumentativo, também poderiam se encontrar rebaixados. Será possível testar hipóteses como, por exemplo, se o Chat GPT pode nos deixar cognitivamente preguiçosos”.