Pular para o conteúdo

Lentes de contato podem causar queda da pálpebra

Excesso de manipulação do olho pode causar danos em nervos e músculos das pálpebras

A queda da pálpebra, chamada de blefaroptose ou ptose palpebral, pode ser causada pelo uso prolongado de lentes de contato. Ou seja, pessoas que usam lentes de contato por muitos anos têm um risco maior de desenvolver essa condição.

Segundo Dra. Tatiana Nahas, oftalmologista, especialista em cirurgia plástica ocular, a ptose palpebral é caracterizada pela queda da pálpebra superior abaixo do nível normal. “Nesses casos, há incapacidade do músculo elevador da pálpebra superior de realizar o movimento de levantar a estrutura. A origem do problema é a manipulação excessiva das pálpebras para colocar e tirar as lentes de contato”.

Queda da pálpebra pode ocorrer  também por coçar os olhos de forma constante
“Há vários tipos de ptose palpebral, inclusive a forma congênita. A ptose causada pelas lentes de contato é chamada de ptose aponeurótica ou involucional. Nesse tipo ocorre a desinserção do músculo que eleva a pálpebra superior, como já falamos. Em termos mais simples, o tendão desse músculo elevador se solta e leva à queda da pálpebra (aponeurose)”, explica a especialista.

Embora o uso prolongado de lentes de contato seja um importante fator de risco, há outras causas como o hábito de coçar os olhos de forma insistente e frequente. A ptose palpebral também pode ser um efeito transitório após cirurgias oculares, resultado de doenças oculares inflamatórias ou ainda de traumas nos olhos ou cabeça.

Queda da pálpebra pode prejudicar a visão

A ptose palpebral prejudica a visão, principalmente quando a queda é bastante acentuada. Por isso, é importante procurar um especialista em cirurgia plástica ocular para uma avaliação.

“Alguns pacientes podem ter uma perda importante do campo visual superior ou ainda um fechamento do eixo visual. Isso pode levar à incapacidade para guiar automóveis, cozinhar, trabalhar, caminhar etc.”, alerta Dra. Tatiana.

Além da incapacidade para as atividades da vida diária, quando a ptose não é tratada pode causar problemas na postura e dores musculoesqueléticas na região cervical. Isso porque a pessoa pode entortar a cabeça para conseguir enxergar melhor.

Quando a cirurgia de correção de queda da pálpebra é indicada?

A avaliação por um especialista em cirurgia plástica ocular é muito importante e deve ser feita com muito cuidado. A cirurgia costuma ser o principal tratamento para corrigir a queda da pálpebra.

“A cirurgia da correção da ptose palpebral visa devolver a visão e melhorar a estética. Por isso, o conhecimento do oculoplasta sobre as estruturas do olho e da órbita é essencial. Graças às técnicas cirúrgicas modernas, o paciente não fica com nenhuma cicatriz aparente, pois o corte é feito na dobra (prega) da pálpebra”, finaliza Dra. Tatiana.

Prevenção da queda da pálpebra por lentes de contato

As lentes de contato são práticas. Por outro lado, é preciso usá-las de forma responsável. Veja algumas dicas

  • Jamais use as lentes de contato por mais tempo do que deveria. Ou seja, não durma de lente e procure não ultrapassar a recomendação do tempo de uso. Quem dorme de lente tem um risco de 10 a 15 vezes maior de ter problemas na córnea
  • Ao colocar e tirar as lentes procure manipular as pálpebras com delicadeza
  • Nunca pratique atividades aquáticas usando lentes de contato. Isso aumenta o risco de contaminação por micro-organismos que pode causar infecções como a ceratite
  • A higienização das lentes de contato deve ser diária e é preciso usar produtos próprios para isso
  • Jamais use lentes de contato por conta própria. Consulte seu oftalmologista
  • Siga as instruções de uso e duração das lentes de contato