Pular para o conteúdo

Shot de imunidade: o seu realmente funciona?

REPORTAGEM DE JULIA SANCHES

Se você gosta de consumir conteúdos nas redes sociais, com certeza já se deparou com receitas de shot de imunidade.

Na maioria das vezes, essas bebidas são consumidas pela manhã, para turbinar a imunidade durante o dia.

Mas, será que além de populares, os shots também são eficazes? Perguntamos essa e outras questões para a professora Lara Cerqueira, nutricionista e especialista da Jolivi Natural Health.

O que é o shot de imunidade?

O shot de imunidade é um tipo de bebida funcional, ou seja, pequenas doses de líquidos ou suplementos que combinam nutrientes, vitaminas, minerais e antioxidantes.

Sua função é auxiliar no fortalecimento das defesas naturais do corpo. Seus ingredientes oferecem ação antioxidante e anti-inflamatória. Por isso, é comum encontrar gengibre, curcuma, pimenta, limão e cacau em sua composição.

Existem shots de imunidade diferentes?

Sim! Podemos consumir shots de imunidade caseiros ou industrializados.

Como o próprio nome já diz, os caseiros são as bebidas preparadas em casa, feitas com frutas, plantas e especiarias facilmente encontradas em feiras ou mercados.

Já os industrializados estão prontos para consumo. Podem ser encontrados em pó ou em cápsulas e são vendidos em farmácias ou lojas especializadas.

Quais são as principais diferenças entre eles?

“Além de ser mais prático para o dia a dia, os ingredientes selecionados no shot de imunidade industrializado tem mais qualidade em comparação aos que encontramos no mercado”, explica Lara.

Um bom exemplo é quando vamos comprar cúrcuma. Dependendo do local onde compramos esse alimento, especialmente quando é vendido a granel, é comum que o produto seja misturado com amido e outros ingredientes, deixando o pó menos concentrado.

Algumas marcas especializadas em shots industrializados adicionam o extrato de plantas, que é uma maneira mais concentrada do organismo obter os ativos do ingrediente.

Porém, a desvantagem desses produtos é o custo. Para o bolso do consumidor que deseja tomar o shot de imunidade diariamente, é mais fácil investir na versão caseira.

Shot de imunidade realmente funciona?

A nutricionista afirma que “sim, mas a bebida por si só não faz milagre, assim como nenhum alimento, suplemento ou ingrediente nutricional da fitoterapia.”

Nossa imunidade é um sistema complexo e que precisa ser conquistado. Sendo assim, não adianta consumir uma bebida que beneficia a imunidade se temos uma alimentação desregrada, se o nosso corpo está inativo e levamos um estilo de vida que precariza o sistema imune.

Dessa forma, além de investir em um bom shot de imunidade, também devemos nos atentar a:

  • Rotina de sono adequada
  • Praticar atividade física regularmente
  • Gerenciar o estresse
  • Manter uma alimentação equilibrada
  • Cuidar da saúde mental

Dito isso, a nutricionista Lara explica o funcionamento da bebida no nosso organismo: “o shot de imunidade nos ajuda a consumir nutrientes naturais de maneira mais concentrada, porque consumimos doses maiores de uma vez, garantindo a quantidade adequada do nutriente diariamente.”

A cúrcuma, por exemplo, é um alimento importante para o nosso organismo. Porém, o produto não é facilmente absorvido pelo corpo.

Sendo assim, o shot de imunidade utiliza técnicas para melhorar essa absorção em sua composição. Por isso, é comum encontrar produtos que misturem cúrcuma com pimenta preta.

3 receitas de shot de imunidade

É só misturar os ingredientes e unir o passo a passo a uma rotina saudável!

Receita 1 

– 01 colher de chá cheia de cúrcuma em pó

– 50ml de leite de coco ou água (mas nesse caso, adicione 1 ponta de colher de chá de pimenta preta)

– 01 colher de chá de gengibre em pó

Receita 2

– 06 tabletes de Spirulina macerados (ou 1 colher de chá da Spirulina em pó)

– 20 gotas de própolis verde alcoólica

– 50ml de água

Receita 3

– 01 colher de chá de gengibre

– 10 folhas de manjericão maceradas

– sumo de 1/2 limão

– um pouco de água