Pular para o conteúdo

Como as marcas podem aproveitar da tecnologia do ChatGPT?

Por Dario Perez

Sim, vamos falar mais um pouco sobre o já famoso ChatGPT. Trata-se de um dos maiores recursos de Inteligência Artificial já lançados em nossa história. Outra grande vantagem é justamente conseguir, de uma maneira absurdamente veloz, democratizar o processo e acesso a IA em todo o mundo.

Para se ter uma pequena noção do sucesso do ChatGPT, em apenas cinco dias ele conseguiu atingir a marca de 1 milhão de usuários em todo o planeta, corroborando seu potencial. Quando trazemos o olhar para como essa tecnologia consegue ser aplicada pelas empresas, podemos traçar alguns pontos interessantes.

O primeiro deles é em estratégias comerciais internas. Por meio dessa solução, os times conseguem entender de forma detalhada o cliente e público-alvo, por meio de perguntas direcionadas sobre temas que a empresa tenha alguma dúvida. Além disso, será possível pegar esses insights e fazer a interação das informações com CRMs, gerando ainda mais drives assertivos para cada tipo de negócio.

Externamente à empresa, o diferencial do ChatGPT está no cerne de qualquer empresa: atendimento. Por meio do recurso tecnológico, já é possível fazer um atendimento rápido, prático e eficiente com cada cliente, promovendo um diálogo tranquilo e com respostas direcionadas.

Aqui vale destacar que o atendimento promovido pelo ChatGPT é totalmente distinto do que encontrávamos há cerca de dois anos. Sei que parece um tempo curto, mas vivemos uma era tão veloz que agora as mudanças disruptivas passarão a acontecer a cada ano e, em breve, de seis em seis meses.

Como a IA se retroalimenta o tempo todo, é possível fazer um research on time. Ou seja, ela aplica uma autonomia e alta qualidade no processo de captação, atendimento e até mesmo pós atendimento de cada consumidor, de forma totalmente customizada.

Outro ponto que destaco muito nessa tecnologia é o valor da Experiência. Por meio do ChatGPT será possível agregar valor nas experiências daquilo que entregamos para o mercado, nossos clientes e stakeholders. Há alguns anos tínhamos o Machine Learning, que já tinha proporcionado alguns avanços. Mas agora, damos um verdadeiro salto no que poderemos entregar ao consumidor.

Até mesmo para produtos chamados high touch, ou seja, aqueles que os clientes desejam uma maior proximidade ou indagações e necessidades mais aprofundadas, o ChatGPT entrega possibilidades incríveis e ilimitadas. O setor de conteúdo também começa a sentir as mudanças provocadas pela tecnologia, já que é um recurso de perguntas e respostas e conseguirá proporcionar a criação de conteúdos cada vez mais interessantes.

Portanto, seja para o público final ou para empresas, o ChatGPT abriu o caminho para o OPEN IA e, agora, o céu é o limite!

Dario Perez é CEO da Hyper Group, grupo de soluções, com a premissa de auxiliar empresas de diversos segmentos em seus processos de escala, por meio de melhores práticas de gestão, tecnologia e marketing.