Pular para o conteúdo

Especialista explica 5 sinais que indicam a hora de trocar os óculos de grau

Saber o momento de substituir os óculos velhos por novos é importante para cuidar da saúde ocular e é possível economizar encontrando armações por até R$ 50 em óticas populares

De acordo com o IBGE, cerca de 100 milhões de brasileiros possuem a necessidade de alguma correção visual, mas apenas 36,5 milhões de pessoas utilizam óculos de grau no Brasil. São muito comuns, entre usuários de óculos de grau, dúvidas como quando os óculos devem ser trocados e quais são os sinais que indicam a necessidade dessa troca. A indicação padrão, é que seja realizada uma consulta ao oftalmologista anualmente, porém, existem diversos fatores que podem fazer a troca necessária antes do intervalo de um ano entre uma consulta e outra. Para auxiliar, a rede de óticas Visão de TODOS apresenta 5 sinais que podem indicar que está na hora de trocar os óculos de grau.

1) Dificuldade para enxergar de longe

Comumente presente na miopia, a dificuldade para identificar objetos ou conseguir realizar a leitura de textos que estão distantes, mesmo quando você faz o uso regular de óculos de grau, é certamente um alerta de que é preciso consultar um oftalmologista para revisar seu grau.

2) Dificuldade para enxergar de perto

Já comumente na hipermetropia, o aumento da dificuldade para enxergar objetos e conseguir realizar a leitura de textos próximos, como até as conversas no celular, é um indicativo de que seus óculos precisam de alterações. Além de apontar para uma possível piora no caso, não deixa de ser também um alerta para investigar alguma outra condição ocular.

3) Dores de cabeça constantes

Durante tarefas que exigem leitura ou até mesmo na hora de assistir a um filme, se há a presença de dores de cabeça constantes ou dores da região ocular, você deve se atentar para a necessidade de alterações em seus óculos. As dores são manifestações do seu corpo a partir do momento em que os óculos não estão mais funcionando da maneira como seus olhos precisam.

4) Fadiga ocular

No caso de cansaço na vista, mesmo utilizando óculos de grau, você pode estar forçando seus olhos devido a falta do funcionamento adequado das lentes de grau. Com o uso constante das telas e com as leituras rotineiras, se os óculos não estiverem adequados, você estará constantemente forçando as vistas. Não deixe de consultar o oftalmologista caso sinta a visão embaçada, ardência ou vermelhidão nos olhos.

5) Vertigem e náusea

No caso desses sintomas não estarem relacionados a outras condições médicas, vertigem e náusea também podem indicar necessidade da troca dos óculos. O grau incorreto gera diferença na percepção de forma geral, o que pode causar uma sensação de desbalanceamento, o que gera a náusea e vertigem.

Caso haja a presença de um dos sintomas citados, procure seu oftalmologista para realizar as correções necessárias e o acompanhamento para cada caso ocular. Os sintomas não devem ser ignorados, tendo em vista que podem levar a uma piora evolutiva de quem está fazendo a utilização de lentes inadequadas. O uso contínuo de óculos com grau indevido pode acarretar também na diminuição da própria percepção de distância, gerando um desconforto constante durante a realização de atividades do dia a dia.

O financeiro tende a ser uma das razões que mais dificultam o acesso a cuidados de saúde ocular e a óculos de grau adequados. Isso porque, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, a cegueira e a deficiência visual acometem quase quatro vezes mais pessoas pobres e 80% destes casos poderiam ser evitados com promoção de saúde ocular e tratamentos adequados.

Diante deste cenário, segundo Danielle Motta, CEO e responsável pelas franquias Visão de TODOS, as óticas Visão de TODOS atuam justamente para facilitar o acesso das pessoas a óculos de qualidade. “Nós trabalhamos com valores que cabem no bolso e levamos oportunidade de acesso às melhores lentes do mercado, fazendo com as classes C e D possam ter também o que somente as classes A e B teriam condições de comprar”, afirma Daniele. Com valores até R$ 50,00, a empresa atende em 11 estados brasileiros e vê na administração solidária uma forma de fazer a diferença e colocar em prática sua visão de mercado, além de trabalhar com formas facilitadas de pagamento e crédito.

Sobre a Visão de TODOS

A Visão de TODOS é uma rede de óticas acessíveis com unidades franqueadas em 11 estados brasileiros. O principal objetivo da marca é a inclusão social, por meio da facilitação do acesso das pessoas a óculos de qualidade e a preços que cabem no bolso. Além de marcas próprias como Icon, DT e BEE, a Visão de TODOS trabalha também com marcas famosas como Ray-ban, Vogue, Sabrina Sato e Ana Hickmann.