Pular para o conteúdo

Analista de dados, a profissão do momento que ajuda empresas a tomar decisões estratégicas e acertivas

Não há quem duvide que o mundo atual está cada vez mais digital e as pessoas e empresas cada vez mais conectadas. Mas qual o resultado disso? Uma quantidade gigantesca de dados é gerada e armazenada todos os dias, em rede e principalmente em dispositivos móveis e computadores. Diante desse dilúvio de informações diárias, surge uma figura fundamental responsável por coletar, analisar, interpretar e organizar esse vasto conjunto de dados para tomada de decisões: os profissionais da área de data science e analytics.

De acordo com um estudo recente realizado pela Intera Talent Hacking, durante o período da pandemia, houve um surpreendente crescimento de aproximadamente 485% na contratação de profissionais especializados em Data Analytics, Data Engineering e Data Science por parte das empresas de inteligência de dados. Esse impressionante aumento de demanda reflete a crescente conscientização das organizações sobre o potencial desses especialistas em alavancar os dados para impulsionar suas operações e decisões estratégicas.

Grandes empresas, como Google, Facebook, Twitter, IBM, Apple e Fintechs, já contam com profissionais especialistas em análise de dados. “Hoje o que está em alta é Data Science. O mercado está buscando profissionais desta área e não formamos nem 30% da quantidade de profissionais que o mercado vai precisar. Nós, por exemplo,  formamos muito poucos profissionais de estatística”, explicou Helio Augusto Oliveira Soares, proprietário da Haos Treinamentos, empresa de São José dos Campos – SP especializada em consultoria, cursos e treinamentos.

Segundo o empresário Hélio Soares, a ciência de dados permite a interpretação de informações extraídas, e a análise desses dados pode ser usada como vantagem competitiva pelas empresas. “É possível, por exemplo, melhorar as vendas de uma empresa, independente do ramo de atividade em que ela atua”, explicou.

Segundo ele, um analista de dados pode, através da plataforma Power BI, coletar, analisar e organizar informações para garantir que uma determinada empresa saiba, por exemplo, quanto ela vendeu, quais produtos vendeu, em quais canais ela vendeu, qual o perfil dos compradores, qual o dia e horário da semana que os canais de venda são mais acessados, entre outras informações.

“Isso são informações estratégicas para qualquer empresa. Se ela sabe, por exemplo, quais os produtos mais vende, como vende e outras informações. Esta empresa tem capacidade de investir mais naquele produto ou mesmo, definir quais estratégias utilizar para alavancar as vendas de outros produtos similares”, explicou o empresário Hélio Soares.

Cursos e treinamentos

Segundo o empresário Hélio Augusto Oliveira Soares, o mercado de trabalho que se abre para os profissionais da área de Data Science é imensurável e estar preparado para ocupar as oportunidades que surgem diariamente é fundamental. Para isso é necessário investir em qualificação.

Nesse sentido a Haos Treinamentos, empresa de cursos e consultoria, tem se destacado, oferecendo uma ampla variedade de opções para capacitação. Um dos cursos mais procurados na Haos Treinamentos é o Power BI. Nele o aluno está apto a criar relatórios e dashboards interativos, além de ser capaz de integrar diferentes fontes de dadosI. Com essa habilidade, o aluno está preparado para trabalhar em áreas que vão além da análise de dados, como planejamento estratégico em empresas de todos os segmentos e tamanhos.

Com uma abordagem prática e orientada para resultados, os cursos da Haos Treinamentos são ministrados por instrutores experientes que compreendem as demandas do mercado e oferecem insights valiosos sobre como aplicar efetivamente as habilidades adquiridas.

Além do Power BI, a Haos oferece uma gama de outros cursos, como Excel Total, SAP PM, Pacote Office, VBA Excel – Visual Basic for Application, RH – 4.0, Analista Fiscal, Logísta na Prática, Microsoft Word, Gestão de Fornecedores, Analista Contábil, Cálculos Trabalhistas, Práticas de Recrutamento e Seleção, Assistente Administrativo, Autodesk Autocad, eSocial, MS Project 2016, Power Point, Python, Negociações Estratégicas, Analista de Dados, Redes Sociais, SAP MM e SQL.

Sobre a Haos Treinamentos

Fundada em maio de 2015 a Haos Treinamentos foi criada por dois empresários de São Paulo que tomaram a decisão de empreender em São José dos Campos-SP. A empresa oferece consultoria, cursos e treinamentos para pessoas físicas e jurídicas que visam obter sucesso no que fazem e a melhoria de seus resultados de maneira contínua.

Desde 2017 a HAOS tornou-se o primeiro Centro Autorizado a aplicar os testes para certificação Microsoft, já disponível no site de busca da Microsoft para realização do exame Microsoft Office Specialist Excel 2013.

Para mais informações sobre os cursos oferecidos pela Haos Treinamentos, visite o site: www.haostreinamentos.com.br.