Pular para o conteúdo

Skincare noturno: rotina de tratamento antes de dormir

Cuidados com a pele durante a noite são focados na regeneração celular e em tratamentos com ácidos e clareadores

Os cuidados com a pele – o famoso skincare –, durante o dia já está inserido na rotina da maioria das pessoas que se preocupam e valorizam esse momento. Mas o que poucos sabem é que a rotina de cuidados durante o dia é diferente dos cuidados à noite. Por isso, a biomédica Ana Clara Brathwaite destaca que o skincare noturno pode ser a chave para o sucesso dos tratamentos, já que à noite a pele se regenera das “agressões” sofridas durante o dia, como sol, raios UV, gases poluentes e até o uso diário de maquiagem.

O sono é um reparador natural da pele porque ajuda a reduzir os níveis de cortisol (hormônio do estresse) no organismo, que sofre aumento quando nos estressamos, exercitamos ou consumimos cafeína. Os níveis altos desse hormônio acabam interferindo na recuperação e regeneração da pele, causando surgimento de acne, envelhecimento precoce e problemas como as dermatites.

“Normalmente, para o período diurno indicamos produtos que se baseiam principalmente em limpeza, hidratação, proteção e prevenção, como o uso de protetor solar e ativos antioxidantes. Já no período noturno, conseguimos focar nos tratamentos de regeneração celular, clareamento de manchas e rejuvenescimento, pois conseguimos utilizar ácidos e outros ativos que não poderiam ser usados durante o dia, pelos riscos em caso de exposição ao sol e luz de telas”, explica.

Na rotina noturna, a especialista indica o uso dos ácidos, já que eles causam esfoliação química e diminuem a proteção natural da pele e, se usados durante o dia, poderiam causar manchas e sensibilidade. Alguns dos ácidos mais usados para rejuvenescimento são o ácido retinóico e o ácido glicólico. No caso de tratamentos para acne, o ácido salicílico é um dos mais indicados e, no caso das manchas, os de uso mais frequente é o ácido mandélico e a cisteamina.

O clima pode interferir principalmente em relação à umidade, mas a temperatura não influencia de maneira significativa. “No período seco, precisamos hidratar mais a pele e ela tende a estar mais sensível. Logo, o uso constante de ácidos fortes precisa ser associado a um bom hidratante e, para evitar sensibilidade, o hidratante pode ser utilizado antes do ácido. Para quem dorme em ar condicionado não temos muitas mudanças no que já foi indicado, apenas é recomendado o uso de um umidificador de ambiente, mas apenas para ajudar na manutenção da saúde respiratória”, diz.

Ordem dos produtos

“Normalmente indicamos o uso de produtos de tratamento com o rosto seco e não imediatamente antes da hora de deitar, pois precisamos de um tempo para que haja a penetração dos ativos na pele. Também indico começar a rotina pelo uso do produto de tratamento e depois passar um hidratante. Porém, se o paciente tiver a pele sensível ou sensibilizada, a melhor opção é passar o hidratante antes para diminuir a penetração dos ativos de tratamentos mais agressivos”, finaliza Ana Clara.