Pular para o conteúdo

Jovem brasileiro passa para quatro prestigiadas universidades dos EUA com a ajuda de preparatório gratuito

Juliano Dantas Portela, que se preparou com o Prep Program, da Fundação Estudar, vai cursar Ciência da Computação na Universidade de Yale;

Ele, que tem apenas 18 anos, também foi aceito nas universidades da Pensilvânia e Northwestern além do Dartmouth College.

Se passar para uma grande universidade nos Estados Unidos é um grande desafio, imagine em quatro. Juliano Dantas Portela, de apenas 18 anos, nascido em Manaus, capital do Amazonas, é o responsável por esse feito. Graças a sua dedicação e a ajuda do Prep Program, preparatório gratuito da Fundação Estudar, vai cursar Ciência da Computação na Universidade de Yale, uma das 10 melhores universidades dos EUA, em 2023, segundo Center for World University Rankings (CWUR). Ele também foi aceito nas prestigiadas universidades da Pensilvânia e Northwestern além do Dartmouth College.

Jovem aplicado, Juliano sempre esteve entre os melhores alunos do Colégio Militar de Manaus. Apaixonado por aprender e ensinar línguas, ainda no ensino médio, foi um dos criadores do Linklado, teclado digital com caracteres de mais de 50 línguas indígenas da Amazônia. Em Yale, além de Ciência da Computação, deseja também participar das aulas de linguística da universidade, como forma de se preparar para um futuro brilhante. “Sonho em revolucionar o mundo abrindo a próxima Tech Giant de inteligência artificial e modelos de linguagem e ajudar a fazer do mundo um lugar melhor com o recurso angariado”, conta o estudante.

Prep Program, que preparou Juliano, já garantiu mais de 1.200 aprovações em universidades do exterior, sendo 440 delas em grandes universidades norte-americanas como Harvard, MIT, Stanford, Princeton e Yale. Para concorrer a uma vaga, basta preencher o formulário até 10 de setembro por meio deste link.

Desde sua criação em 2009, o Prep Program ajudou mais de 520 brasileiros a realizar o sonho de uma graduação internacional. “O diferencial do Prep Program está em sua abordagem holística na avaliação dos candidatos. O programa acredita que qualquer pessoa, independentemente de sua origem e experiência, pode se candidatar e ser aprovada em uma universidade estrangeira”, explica Anamaíra Spaggiari, diretora executiva da Fundação Estudar.

O curso oferece apoio individualizado aos candidatos que desejam ingressar em universidades estrangeiras, por meio de mentoria com estudantes ou de ex-alunos de universidades americanas e, em casos de necessidade comprovada, auxílio financeiro para cobrir os custos do processo. O Prep Program disponibiliza ainda orientação especializada no processo de application para universidades com bolsas parciais e integrais para estrangeiros, permitindo aos estudante ingressarem nas melhores instituições acadêmicas do mundo, além de aulas preparatórias para os testes padronizados do processo de candidatura.

Pré-requisitos do Prep Program

Para participar do Prep Program 2023, os candidatos devem ser brasileiros; estar cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio em 2023; possuir excelente domínio de inglês; não ter ingressado em nenhuma universidade e não ser beneficiário(a) de outros programas gratuitos de preparação para o application.

Os interessados devem preencher um formulário com informações básicas, detalhando suas atividades extracurriculares e prêmios, enviar uma redação em inglês e um vídeo de apresentação, além de realizar testes de lógica e inglês. Após esta primeira etapa, os pré-selecionados participarão de uma entrevista em inglês, online, com a comissão avaliadora do programa.

Todo o apoio aos selecionados será oferecido remotamente, por e-mail, Skype e telefone, permitindo a participação de alunos de todas as regiões do Brasil.