Pular para o conteúdo

Mochila pesada? Saiba qual o peso ideal da mochila do seu filho

Saiba como a mochila pode afetar o seu filho e como usá-la da maneira adequada

A mochila é um dos itens mais importantes na volta às aulas e um dos preferidos pela garotada. Mas se você é mãe ou pai, precisa ficar atento ao peso da mochila do seu filho. A mochila infantil precisa carregar apenas os itens necessários para o dia, a fim de evitar complicações na coluna.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, uma mochila com um peso acima de 10% do peso da criança pode ser prejudicial e causar mudanças na curvatura da coluna vertebral. Esses problemas podem se estender para a vida adulta.

Mas como você pode ajudar seu filho a evitar esse problema? Se você quer saber o modelo e o peso ideal desse item, neste artigo vamos te mostrar algumas dicas sobre o uso correto da mochila escolar.

Problemas que uma mochila pesada pode causar

A mochila pesada pode causar problemas na coluna vertebral, mudando a curvatura e levando à cifose torácica e à lordose lombar. Além dessas alterações, pode ocorrer aumento da pressão nos pés, o que causa alterações na maneira de andar, além de dores e desconforto.

Por fim, podemos citar também a modificação da frequência da respiração, pois a bolsa pesada pode alterar a postura e diminuir a capacidade ventilatória da criança. Outros fatores que impactam no surgimento dessas alterações são o tempo em que a mochila é usada e a distância percorrida até a sala de aula.

Modelo ideal de mochila

Ao escolher a mochila escolar para o seu filho, é preciso ficar de olho no tamanho e no próprio peso dela. Escolha as mais leves, aquelas que não passam de 1 kg. O melhor é que a mochila não seja muito grande nem com muitos compartimentos. 

Mochilas muito grandes e com muitos compartimentos acabam não se ajustando bem ao corpo e estimulam que a criança leve objetos desnecessários para a escola. O ideal é que ela não ultrapasse a medida da largura das costas e fique até 5 cm abaixo da cintura.

Quando for escolher, verifique se a bolsa tem um cinto na cintura, ele ajudará a ajustar o acessório ao corpo e distribuir de forma proporcional o peso. As tiras da mochila também precisam ser acolchoadas e largas para reduzir a pressão nos ombros. O mais indicado é a mochila de rodinhas, principalmente para crianças muito pequenas, pois diminuem a exposição da criança ao peso.

Dicas para escolher a mochila escolar

Na hora da compra, fique atento e faça as medições com a mochila na própria criança. Coloque alguns itens para ver como ficará o peso e a distribuição da mochila ao longo do corpo.

Antes do seu filho sair para a escola, verifique se ele não colocou mais itens do que o necessário. Ensine a criança a arrumar a mochila colocando os itens mais pesados no meio, para que fiquem mais próximos das costas.

Mostre ao seu filho que é importante usar as duas tiras da bolsa para evitar sobrecarga em um dos ombros e dores nas costas. Quando os pequenos forem agachar, é importante dobrar os dois joelhos e não se inclinar abaixando as costas para evitar lesões.

Em alguns lugares, como no estado de Roraima, a lei estadual limita a quantidade de material escolar que deve ser levado para as escolas. A quantidade de material não pode exceder 5% e, se isso acontecer, o excedente ficará retido na escola, armazenado em armários individuais.

De acordo com a lei, cabe à escola definir quais materiais deverão ser levados diariamente pelos alunos. Os pais dos alunos que frequentam o ensino infantil e fundamental precisam informar à escola o peso dos filhos. No caso dos que frequentam o ensino médio, eles mesmos podem informar o peso.