Pular para o conteúdo

Iniciante no skincare? Confira 5 passos para começar

*Felipe Cercal, Head de Marketing da Creamy

Ter uma pele saudável pode parecer uma jornada complexa, repleta de produtos e técnicas aparentemente intermináveis. Porém, iniciar uma rotina de skincare eficaz é fácil e super importante para cuidar da pele, tanto que nos últimos anos mais pessoas estão incluindo este autocuidado no dia a dia, e vale apertarmos essa tecla mais de uma vez por conta do contexto atual.

Só para ter uma amostra desse cenário, uma pesquisa da Ipsos feita com 10 mil consumidores de 23 países diferentes revelou que 64% das pessoas mudaram seus hábitos de cuidados com a pele após a pandemia de Covid-19. Além disso, a Statista projeta que esse mercado terá uma receita de R$16 bilhões até 2026.

Ou seja, é uma área que está despertando um interesse cada vez maior do público e precisa ter algumas falsas ideias desmistificadas. Por isso, separei 5 passos simples para os iniciantes nesse universo não terem mais problemas neste importante processo de autocuidado. Confira:

1. Conheça o seu tipo de pele

O primeiro passo básico para iniciar uma rotina de skincare é, sem dúvidas, entender o seu tipo de pele e quais são as necessidades dela; afinal, não faz sentido usar um produto que não cumprirá o papel esperado. Por isso, identificar se a pele é seca, oleosa, mista ou sensível deve ser o ponto de partida para qualquer pessoa, o que torna a ida a um dermatologista de confiança uma ação fundamental nessa etapa.

2. Limpe e hidrate a pele

Depois de saber quais produtos são os melhores para o seu autocuidado e colocar a mão na massa, a limpeza da pele deve nortear todas as outras aplicações; o ideal é optar por uma emulsão suave, que não resseque ou repuxe. Atualmente, existem limpadores faciais que, inclusive, contam com ativos hidratantes, tornando esse processo ainda mais saudável. Dentro dessa lógica, também é importante sempre lavar o rosto de forma gentil, massageando com movimentos circulares e enxaguando com água morna ou em temperatura ambiente para remover excessos.

Feito isso, não se esqueça de utilizar hidratantes adequados ao seu tipo de pele. Esse é um item indispensável no mundo do skincare, já que ajuda a manter a barreira protetora intacta.

3. Aplique um antioxidante

A aplicação de um antioxidante muitas vezes é negligenciada, mas faz toda a diferença para cuidar da pele com eficiência. Essas substâncias, como é o caso da famosa vitamina C, combatem os radicais livres e ajudam a proteger contra os danos causados pelo sol e outros agressores ambientais.

Portanto, antes do protetor solar, é interessante aplicar uma camada fina deste tipo de produto, ajudando a fortalecer a defesa cutânea natural.

4. Proteja-se contra raios UV 

Esse é simplesmente um passo vital para proteger a pele, uma vez que o uso diário do protetor solar previne contra danos causados pelos raios UV. Aqui, também é importante considerar o tipo de pele e o tipo de exposição durante o dia, sempre lembrando que não vale apenas para atividades ao ar livre; o excesso da luz nas faixas ultravioleta e azul violeta (proveniente das telas de notebooks, celulares, televisores, etc.) também é prejudicial, ou seja, torna o uso do produto necessário mesmo dentro de casa, por exemplo.

5. Observe o que funciona melhor para a pele

O processo de conhecimento da própria pele não envolve apenas a primeira ida ao dermatologista, mas sim um ciclo completo, que termina com a resposta única de cada pessoa a diferentes produtos. Por esse motivo, é importante observar o que funciona melhor para você e o que pode ser substituído com o tempo.

Outra recomendação importante é a incorporação de um produto novo de cada vez e monitorar cuidadosamente a sua reação a eles. Este ponto não só ajuda a determinar o que é eficaz ou não, mas também evita o risco de sobrecarregar a pele com vários itens e ativos diferentes, podendo causar efeitos adversos.

Bônus: skincare corporal

É claro que os cuidados com a pele do corpo não podem ser deixados de lado, já que desempenham um papel vital na manutenção de uma pele saudável e radiante. A fase de hidratação é essencial para garantir que a pele mantenha seu equilíbrio de umidade natural, evitando ressecamento, descamação e envelhecimento precoce. Mas, antes de chegar à fase de hidratação, é importante estabelecer uma rotina sólida de limpeza da pele, além de adotar uma etapa de esfoliação semanal para promover a renovação celular, permitindo que os produtos hidratantes sejam absorvidos de maneira mais eficaz.

Além disso, não podemos subestimar a importância da proteção solar também na rotina de skincare corporal. A aplicação de um protetor solar com um FPS adequado é essencial, minimizando a formação de manchas escuras e preservando a saúde geral da pele a longo prazo. Incorporar o uso diário de protetor solar como o último passo da sua rotina de skincare corporal (e também facial, como comentei anteriormente) ajuda a manter uma pele saudável e protegida dos danos causados pelos raios UV prejudiciais.

Depois de percorrermos esses passos, deu para ver que uma boa rotina de skincare não é um bicho de sete cabeças, não é mesmo? Com calma e uso correto dos produtos, ter um dia a dia de autocuidado se torna um hábito prazeroso e extremamente benéfico; isso porque, no fim das contas, cuidar da pele não só está relacionado com beleza, e sim com a nossa a jornada de autocuidado e saúde – o bem mais importante que temos.