Pular para o conteúdo

10 destinos brasileiros para estadias mais sustentáveis, segundo a Booking

Em meio à crescente ansiedade climática, viajantes estão se tornando consumidores mais responsáveis, desde a escolha de suas acomodações até as opções de transporte durante as férias. Eles estão adotando cada vez mais uma abordagem regenerativa ao viajar e planejando viagens com o máximo de impacto positivo, com 80% dos turistas brasileiros querendo deixar os lugares que visitam melhores do que quando chegaram. É o que indica uma pesquisa* recente da Booking.com, focada em turismo sustentável, realizada com mais de 33 mil viajantes de 35 países, incluindo o Brasil. De acordo com o estudo, oito em cada dez turistas do Brasil (81%) se sentiriam melhor em se hospedar em uma acomodação específica se soubessem que ela tem uma certificação ou selo sustentável. Além disso, 75% deles gostariam de filtrar suas opções para ver aquelas com uma certificação sustentável para a sua próxima reserva.

Para ajudar os viajantes a fazerem escolhas de viagem mais conscientes, a Booking.com possui o Programa Viagens Sustentáveis, que já reconheceu os esforços de sustentabilidade de mais de 570 mil acomodações no mundo todo. Pensando nessa demanda crescente dos consumidores que querem viajar de forma ecologicamente correta, a plataforma compartilha uma lista** de destinos brasileiros que possuem uma ótima oferta de acomodações comprometidas com suas jornadas de sustentabilidade:

Foz do Iguaçu, Paraná

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Florianópolis, Santa Catarina

São Paulo, São Paulo

Ubatuba, São Paulo

Porto de Galinhas, Pernambuco

Búzios, Rio de Janeiro

Gramado, Rio Grande do Sul

Guarujá, São Paulo

João Pessoa, Paraíba

De acordo com Marco Sobrinho, gerente comercial da Booking.com, “além de Foz do Iguaçu, que entrou na lista global de destinos indicados para uma estadia sustentável, quando olhamos para a lista de destinos locais vemos que o setor de hotelaria está se movimentando para trazer cada vez mais soluções sustentáveis para seus clientes, principalmente nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste. E não apenas grandes redes de hotéis, mas também apartamentos, casas de temporada, pousadas e outros tipos de acomodação que entendem a importância de oferecer um serviço mais consciente, que preserve recursos naturais e que respeite a comunidade local”.

No Brasil, entre as medidas de sustentabilidade mais adotadas pelos parceiros de acomodação da plataforma, estão a reutilização de toalhas, opção de não ter uma limpeza diária do quarto, lâmpadas de LED mais ecológicas, plano de reciclagem de resíduos e banheiros eficientes em termos de consumo de água.

Confiança e o setor de turismo

No entanto, a pesquisa também revelou que um quarto (24%) dos viajantes brasileiros não confia que as opções de viagem identificadas como sustentáveis de fato o sejam. Ou seja, há grandes avanços a serem dados pelo setor de turismo para conquistar a confiança desses consumidores. O setor precisa se adaptar para atender às mudanças nas expectativas desses turistas mais conscientes e acomodar essa quase metade (44%) das pessoas do Brasil que sempre buscam marcas que promovam a sustentabilidade, além dos 81% que têm interesse em saber mais sobre porque uma estadia é considerada mais sustentável e se conta com opções ecologicamente corretas.

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 33.228 entrevistados em 35 países e territórios. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2023. Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidas no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em fevereiro de 2023.