Pular para o conteúdo

Outubro Rosa: Alimentação na prevenção e tratamento do Câncer de Mama

O câncer de mama é um dos desafios no cenário atual de envelhecimento populacional. É o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país e deve registrar em 2023 73.610 casos novos da doença

O câncer de mama é uma das primeiras causas de morte por câncer em mulheres no Brasil e um relevante problema de saúde pública.

Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2021, de 11,71/100 mil (18.139 óbitos). As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Dada a tamanha importância aos casos, em 1990 foi criado o Outubro Rosa, como um movimento internacional de conscientização do câncer de mama, caracterizado por eventos técnicos, debates, apresentações, além de uma série de materiais educativos sendo disseminados a respeito do tema.

Sendo assim, além do diagnóstico precoce, fator que aumenta consideravelmente as chances de cura, o melhor ainda é a prevenção. E como prevenir o câncer de mama?

Através de pesquisas epidemiológicas, somente 10% dos casos de câncer de mama são atribuídos a fatores hereditários, ou de ordem genética, ou seja, a maior porcentagem é atribuída a fatores externos relacionados ao estilo de vida, como por exemplo, ingestão de bebidas alcoólicas, má alimentação, excesso de gordura corporal, tabagismo, sedentarismo, entre outros.

Alguns desses fatores afetam o risco de desenvolver câncer de mama mais do que outros e podem mudar ao longo do tempo, como o envelhecimento populacional ou as mudanças culturais de cada população.

“Dado os fatores de risco vinculados ao câncer, é possível traçar hábitos determinantes para a prevenção e o tratamento dessas patologias mais graves. Hábitos do dia a dia estão por trás da manutenção da boa saúde e da prevenção de enfermidades e desequilíbrios do corpo. A boa notícia é que muitas vezes uma única mudança pode trazer múltiplos benefícios,” afirma a nutricionista Fernanda Larralde, parceira da Bio Mundo – rede de produtos naturais, alimentação saudável e nutrição esportiva.

A alimentação é um dos conceitos básicos para uma vida saudável e equilibrada. A orientação é sempre buscar comidas mais naturais, provenientes da própria natureza, o famoso “desembale menos, e descasque mais”, remetendo o resgate ao hábito de comer comida de verdade e diminuir o consumo de industrializados em geral. Outro hábito importante é evitar os exageros e praticar exercícios físicos regulares.

Para isso, o acesso e a diversidade de produtos de qualidade nutricional adequados são determinantes na vida de qualquer indivíduo, ou seja, facilitar o acesso a locais que promovam uma boa alimentação, que desperte o desejo por hábitos melhores, até mesmo a sabores diferentes, é um ótimo começo.

“Foi pensando em diferentes públicos e necessidades, que a Bio Mundo nasceu. Essa nova realidade da busca por uma alimentação saudável, repleta de diversidade, sabor e nutrição ficou ainda mais fácil. Já ficou no passado a necessidade de ir até um mercadão no centro da cidade para buscar itens regionais como as castanhas, já passou a dificuldade de ir até outro entreposto na cidade vizinha para encontrar uma farinha de arroz por quilo, e mesmo qualquer outro produto de alimentações mais balanceadas e/ou restritas que seja exclusivo em apenas um estabelecimento: o famoso compra cada produto em um lugar diferente. Conseguimos concentrar em nossas unidades a maior variedade de produtos naturais, nutritivos, que auxiliam diretamente na manutenção da saúde e do bem-estar, além de prevenir as inúmeras doenças da atualidade”, conta o CEO da Bio Mundo, Edmar Mothé.

Manter uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos regulares desde jovem, traz benefícios à saúde a longo prazo. “Todos os grupos alimentares devem ser contemplados no cardápio, ou seja, o consumo de legumes, verduras, frutas, leguminosas, cereais, carnes, ovos, grãos, oleaginosas, farinhas, leite e derivados. Também é indicado o consumo moderado dos alimentos processados e evitar o consumo de alimentos ultraprocessados. Em contrapartida, é necessário atentar-se para o aumento da necessidade energética do cardápio, ao aporte adequado de macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras, com maior destaque para as insaturadas) e dos seguintes micronutrientes: cálcio, vitamina D, ferro, zinco, vitamina C, vitamina A e vitaminas do complexo B para um bom funcionamento do organismo e desenvolvimento”, afirma Larralde.

A ingestão de ácidos graxos n-3 de origem marinha está associada a uma redução de 14% no risco de câncer de mama. A relação entre dose e efeito sugere que ocorre uma redução de 5% no risco de câncer a cada 0,1 g de ingestão diária. Ácidos graxos poli-insaturados da série ômega-3 (n-3) podem ser encontrados em fontes vegetais (ácido alfa-linolênico – ALA) ou de origem marinha (ácido docosaexaenoico – DHA e ácido eicosapentaenoico – EPA). Atualmente, esses compostos também já estão disponíveis através dos encapsulados ômega 3, com concentração de EPA e DHA. Na Bio Mundo, esse suplemento já é desenvolvido por sua marca própria, em frascos de 60 cápsulas.

A vitamina C, em especial, é um composto importante durante o processo de tratamento e prevenção de neoplasias . “Existem estudos observando essa relação, in vitro, ou seja, em laboratório. Aparentemente, o número e função das células tronco hematopoiéticas tem influência pela quantidade de vitamina C no organismo. Sendo assim, doses regulares de ácido ascórbico também atuam contra a progressão de células tumorais malignas devido às suas propriedades antioxidantes”, diz a nutricionista.

A vitamina C, assim como todos outros compostos e suplementos vitamínicos, seja em gummies ou em cápsulas efervescentes, estão disponíveis nas unidades Bio Mundo espalhadas pelo Brasil.

Fernanda também afirma que, uma dieta balanceada anti-inflamatória, antioxidante e rica em gorduras boas (mono e poli-insaturadas) são extremamente importantes para a prevenção e durante o tratamento oncológico. “Os cuidados com a alimentação saudável e estilo de vida devem ser mantidos e aperfeiçoados de acordo com o acompanhamento médico e nutricional, o que irá definir um bom caminho a perseguir e prevenir qualquer tipo de doença que possa se instalar”, finaliza a nutricionista.

Sobre a Bio Mundo

A Bio Mundo, rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva, foi fundada em 2015, em Brasília, pelo empresário Edmar Mothé ao lado dos filhos Rafael, Bruna e Adriana. Suas filhas, em especial, já consumiam e “faziam parte” do universo mais saudável e fitness, o que colaborou e incentivou o início de toda a criação.

Possui mais de 150 lojas espalhadas em 19 estados do Brasil em apenas 8 anos de história. Conta com 3.000 produtos em prateleira e mais de 300 opções de produtos à granel.

É a vencedora do Prêmio Líderes do Brasil, com case de expansão regional e nacional e dona do Selo de Excelência em Franchising pela Associação Brasileira de Franchising – ABF.