Pular para o conteúdo

Preenchimento Labial: Tudo que você precisa saber antes de realizar o procedimento

Especialista explica como funciona a técnica e os cuidados para um resultado seguro e natural

A busca pela beleza e autoconfiança tem levado cada vez mais pessoas a considerarem procedimentos estéticos, como o preenchimento labial. De acordo com um recente estudo da “The Business Research Company”, o mercado global de procedimentos estéticos não invasivos apresentou um crescimento notável, passando de US$ 49,6 bilhões em 2022 para US$ 57,27 bilhões em 2023, representando uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 15,5%. Esses tratamentos não envolvem cirurgia ou incisão, uma tendência que está se consolidando no mercado da beleza, por conta dos bons resultados e dos preços mais acessíveis.

Dentro desse contexto, uma técnica que conquistou grande popularidade é o procedimento de preenchimento labial. Essa abordagem é empregada com o propósito de realçar o contorno dos lábios ou amplificar o seu volume, sendo caracterizada por sua natureza minimamente invasiva e pela ausência de desconforto significativo.

“Este procedimento estético minimamente invasivo, envolve a injeção de ácido hialurônico, nos lábios para aumentar o volume, melhorar o contorno e suavizar linhas finas. O ácido hialurônico é uma escolha popular devido à sua capacidade de atrair água, proporcionando resultados naturais e temporários”, explica o cirurgião dentista Killian Cristoff, gerente Técnico e Científico na Royal Face, mestre e doutor em Distúrbios da Comunicação e Dor Orofacial.

O ácido hialurônico é uma substância naturalmente presente no corpo humano, encontrada em várias partes do corpo, incluindo a pele e as articulações. Primordialmente, sua compatibilidade biológica e a capacidade de ser metabolizado gradualmente pelo organismo fazem dele uma escolha segura para o preenchimento labial. Além disso, os resultados do preenchimento com ácido hialurônico são ajustáveis, permitindo ao profissional alcançar a aparência desejada de maneira controlada.

O especialista explica que antes de qualquer aplicação nos lábios, uma consulta inicial é essencial para avaliar suas necessidades, discutir expectativas realistas e planejar o tratamento de acordo com sua anatomia facial única. Durante o procedimento, uma agulha fina ou cânula é usada para injetar o ácido hialurônico nos lábios. O profissional pode aplicar um anestésico para minimizar o desconforto.

“No pós-procedimento é normal que os seus lábios fiquem levemente inchados, mas ressalto que esses sintomas após a aplicação são temporários. Antes de tudo, é importante compreender que o ácido hialurônico é absorvido pelo corpo ao longo do tempo. Os resultados geralmente duram de seis a doze meses, dependendo do produto usado e do metabolismo individual”, continua Killian.

A escolha de um profissional qualificado e experiente é um dos fatores muito importantes para o sucesso do preenchimento labial. Certifique-se de procurar um profissional habilitado, como um biomédico ou farmacêutico, especializado em procedimentos estéticos.

“A busca por lábios exageradamente volumosos pode levar a resultados pouco naturais. É aconselhável discutir abertamente suas expectativas com o profissional para garantir que os resultados desejados sejam alcançados. Sempre procure profissionais altamente qualificados, técnicas mais recentes, materiais mais seguros disponíveis no mercado e clínicas habilitadas que estão comprometidas em proporcionar procedimentos seguros e resultados naturais, como as clínicas da Royal Face”, finaliza o especialista.

Killian Cristoff é gerente técnico e científico da Royal Face – maior rede de harmonização facial do Brasil. Instagram : @royalfaceoficial