Pular para o conteúdo

Tendências para 2024: descubra as paletas que farão sucesso

Designer de interiores Amanda Glória fala sobre como explorar as cores na decoração

As cores desempenham um papel crucial no design de interiores, criando atmosferas e transmitindo emoções nos espaços em que vivemos. A cada ano, novas tendências de cores surgem, trazendo frescor e inspiração para nossos lares. E no ano de 2024, não será diferente. As cores que prometem estar em alta no design de interiores são vibrantes, expressivas e cheias de personalidade.

A designer Amanda Glória, que comanda a Amanda Glória Interiores, conta que a tendência deste ano dos tons terrosos na decoração e design seguirá com forte representação. E ela revela qual será a cor do ano, segundo o Sistema de Cores Pantone:

“A cor do ano será a Apricot Crush, que na sua tradução significa “Damasco Amassado”. O seu tom alaranjado nos remete à fruta, como o próprio nome diz, e reflete os anseios, sentimentos e tendências da sociedade”.

Amanda destaca que as principais marcas de tintas do mercado apostam em outras tonalidades que trazem sofisticação e sutileza aos ambientes – como tons azulados e rosas mais neutros – mas que seguem essa linha de cores mais clean. E, segundo ela, existe um motivo para isso:

“Viemos de uma tendência anterior de ambientes carregados de cores, alegres e vibrantes e hoje, ao olhar para essas cores sentimos que existe uma necessidade em desacelerar um pouco, refrescar a mente e manter o equilíbrio”.

Combinação de tons

As cores que serão tendência podem inclusive ser combinadas entre si para criar ambientes mais harmoniosos. “O tom azulado é complementar ao Apricot Crush, que é mais alaranjado e, utilizando as cores em conjunto, temos a complementaridade do círculo cromático. A cor oposta quebra o calor excessivo dos tons alaranjados e cria um equilíbrio nas sensações provocadas pelas cores”.

Aposta em bases neutras

Uma das sugestões de Amanda Glória, sobretudo na decoração de ambientes residenciais, é recorrer a bases neutras e adicionar cores a pontos específicos de cada cômodo, como pinturas pontuais nas paredes, painéis, peças de mobiliário e estofado. “Como a moda e as tendências se modificam com o passar do tempo, assim como as nossas necessidades e gostos, não precisamos passar por uma grande reforma caso optemos por reconfigurar um espaço, com alterações simples conseguimos dar uma cara nova em todo o ambiente”.

A influência da iluminação

Antes de escolher as cores que vamos utilizar em algum cômodo é importante observarmos atentamente o funcionamento desse espaço e como o sol ilumina o ambiente ao decorrer do dia. ”A iluminação natural interfere diretamente na paleta de cores da nossa casa. Onde há maior incidência de sol, por exemplo, podemos abusar de tons fortes e até mesmo mais frios e frescos, como azul e verde, para diminuir a sensação de calor excessivo. Já em fachadas para o sul, onde não existe incidência solar direta, tendemos a ter ambientes mais frios e escuros. Aqui, vale aquecê-los e trazer conforto com cores mais vibrantes e quentes como laranja e amarelo. Mas também é importante lembrar de respeitar nossos gostos e estilos, tudo isso alinhado a um estudo de um especialista pode transformar ambientes incríveis somente com as cores de paredes e objetos”.
Já quando não há uma grande incidência solar, a sugestão é trabalhar uma boa iluminação artificial em conjunto com as cores escolhidas. Dependendo da temperatura da iluminação artificial escolhida, há variações nas tonalidades das cores: “uma iluminação quente, por exemplo, pode mudar totalmente a tonalidade de uma tinta de parede em relação à cor fria. O ideal é fazer os testes nas diferentes temperaturas de iluminação e defini-las em conjunto antes de aplicar no local definido”, aconselha Amanda.

Sobre Amanda Glória

Natural de Itanhaém, no litoral de São Paulo, Amanda Glória é formada em Design de Interiores pela ETEC Presidente Getúlio Vargas. Antes mesmo de se formar. já dava aulas de SketchUp e AutoCAD, softwares de modelagem de maquetes eletrônicas e detalhamento de projetos. Sua trajetória profissional inclui uma passagem pelo Studio Kaza, com a arquiteta Suellen Figueiredo, e venda de móveis planejados.
Em janeiro de 2023, criou a Amanda Glória Interiores, onde oferecia prestação de serviços de empreitada e consultoria especializada de design de interiores.