Pular para o conteúdo

Confira por que o agronegócio é um pilar fundamental da economia nacional

Especialista em investimentos para o segmento agro comenta aspectos importantes do desempenho do setor

O Brasil tem no agronegócio um pilar fundamental de sua economia. Recentemente, a consultoria MacroSector revelou aspectos importantes desse setor e de seu provável desempenho futuro, e alguns tópicos se destacam.

De acordo com Rafaela Debiasi, especialista em investimentos para o segmento agro há mais de dez anos,  é preciso que se dê a devida importância ao agronegócio brasileiro, pois seu crescimento é impressionante. “Um dos tópicos citados pela consultoria tem a ver com o PIB da agropecuária, que tem uma perspectiva de crescimento bem maior que a do PIB do País”, afirma.

No relatório, a projeção é de crescimento de 2% para o PIB brasileuiro em 2024, enquanto o PIB da agropecuária tem previsão de crescimento de 12% até o fim de 2023 e de 4% em 2024, mesmo às voltas com preocupações relacionadas ao desenvolvimento econômico geral do Brasil.

Outro ponto apontado pela consultoria e destacado por Rafaela é o crescimento da receita agrícola. “Prevê-se um aumento de 4,5% na receita agrícola para 2024, chegando a R$ 1,02 trilhão, impulsionado pela expectativa de crescimento de 3% nos preços internacionais das commodities”, explica.

Segundo Rafaela, o que pode ser desafiador é uma tendência de queda na produção de grãos no próximo ano. “De 320,9 milhões de toneladas em 2023, a produção pode passar para 311,1 milhões em 2024, de acordo com a consultoria, indicando possíveis desafios para o setor”.

Sobre Rafaela Debiasi

Rafaela Debiasi possui vasta experiência no mercado financeiro. Graduada em administração pela Universidade La Salle, Rafaela também possui MBA em Gestão de Pessoas e Liderança, bem como MBA em Gestão de Investimentos.  Com mais de uma década de atuação no mercado financeiro, ela ocupa atualmente posição de liderança nas áreas de segmento PF, PJ e AGRO, além da área de investimentos na cooperativa Ouro Verde – MT.

Sua paixão pelos negócios e sua origem e vivência como filha de produtores rurais deram a ela uma perspectiva única e uma compreensão profunda do setor agrícola. Essa experiência abriu as portas para ser comentarista do agronegócio e de investimentos, sendo uma palestrante e mediadora reconhecida no Centro-Oeste brasileiro.