Pular para o conteúdo

Confira 5 dicas para melhorar o seu desenvolvimento acadêmico e profissional

Passei Direto, maior rede de estudos do Brasil, aponta atividades essenciais para auxiliar no desenvolvimento dos estudos e habilidades interpessoais

Seja durante o ano letivo, época de vestibular, na faculdade ou no mercado de trabalho, é essencial se planejar para obter melhores os resultados acadêmicos e profissionais. A consistência, organização e equilíbrio entre os estudos e a saúde elevam a eficiência e são capazes de gerar um melhor desempenho.

Nesse contexto, o Passei Direto, maior rede de estudos do Brasil e uma marca do UOL EdTech, maior empresa de tecnologia para a educação do país, apresenta cinco dicas para auxiliar alunos e profissionais a estudarem  melhor e alcançarem seus objetivos em qualquer época do ano.

Estude o ano inteiro

Estudar consistentemente durante o ano é essencial para alcançar objetivos acadêmicos e profissionais. Ao estudar regularmente, o aluno adquire conhecimento e habilidades que permitem que avance em suas áreas e interesse. Além disso, o estudo constante auxilia no desenvolvimento de disciplina e foco, características importantes tanto para o ambiente acadêmico quanto para o mercado de trabalho.

Investir no desenvolvimento pessoal e habilidades interpessoais

Além do estudo acadêmico, também é importante dedicar tempo ao desenvolvimento pessoal e habilidades interpessoais. Ao desenvolver habilidades interpessoais, somos capazes de nos comunicar de forma eficaz, construir relacionamentos mais duradouros e trabalhar bem com os outros. Já o desenvolvimento pessoal é indispensável para o crescimento individual, além de servir para melhorar a autoestima e aumentar a resiliência, ou seja, a capacidade de lidar com desafios e adversidades.

Aprender uma língua nova

O domínio de línguas estrangeiras oferece grades oportunidades para o crescimento profissional em um mundo cada vez mais globalizado. Além de ser um diferencial no mercado de trabalho, o conhecimento de idiomas pode abrir portas para uma variedade de oportunidades de carreira.

Profissionais multilíngues são capazes de se comunicar com colegas e clientes de diferentes partes do mundo, facilitando a cooperatividade e contribuindo com parcerias e expansão global. Além disso, o domínio de línguas estrangeiras leva a uma compreensão mais ampla e inclusiva do mundo, enriquecendo a perspectiva global e pessoal do estudante.

O Passei Direto oferece uma plataforma completa para o aprendizado de outras línguas, incluindo inglês, espanhol, francês e até mesmo Libras. A partir dos materiais disponibilizados na rede de estudos, os alunos podem aprender gramática, vocabulário, pronúncia e habilidades de escrita e leitura, além de conhecer aspectos culturais e históricos dos países falantes da língua.

Priorize sua saúde mental e física

O estudo contínuo pode ser uma atividade estressante e levar a problemas de saúde, como ansiedade, dificuldade de concentração e irritabilidade. Por isso, é importante encontrar maneiras de gerenciar o estresse e manter a saúde em dia, essencial para ter mais energia, foco e capacidade de aprender.

Algumas estratégias para alcançar esse objetivo incluem estabelecer uma rotina de sono, certificando-se de dormir de 7 a 8 horas por noite; praticar exercícios regularmente; e passar tempo com amigos e familiares. O Passei Direto incentiva a adoção de uma rotina saudável, com vídeos que abordam a prática de atividades físicas e aulas de yoga.

Montar uma rotina de estudos

Uma rotina estruturada melhora a qualidade de vida e proporcionada um ambiente mais aberto ao aprendizado. Ter uma rotina de estudos ajuda a entender o que precisa ser feito e em que período, melhorando a confiança e segurança do indivíduo em relação às atividades pendentes. Além disso, auxilia a organizar o tempo de forma mais eficiente e a encontrar os melhores períodos para descansar e relaxar adequadamente. Ferramentas como agendas ou planners pode melhorar a qualidade de vida e levar ao estudo com mais eficiência.

Como parte do UOL EdTech, o Passei Direto tem como objetivo transformar o modo como as pessoas aprendem com tecnologias educacionais que promovem boas experiências de aprendizagem digital. No site do Passei Direto é possível conhecer mais iniciativas e orientações para o bom desenvolvimento educacional e profissional, como o PD Carreiras, que oferece mais de 100 cursos rápidos profissionalizantes, e ferramentas que incentivam o estudo colaborativo.

Sobre o Passei Direto 

O Passei Direto é a maior rede de estudos do Brasil e está entre os apps mais baixados nas lojas de aplicativos. Criado em 2012 com a missão de empoderar estudantes com conhecimento, a marca do UOL EdTech já soma mais de 46 milhões de usuários cadastrados e 16 milhões de materiais de todos os níveis de ensino.

Sobre o UOL EdTech

O UOL EdTech é a maior empresa de tecnologia para educação do Brasil. Foi criado em 2017 com o objetivo de transformar a vida das pessoas através de uma educação mais acessível, de qualidade e adequada ao mundo digital. Desde então, desenvolve plataformas de aprendizagem e conteúdos educacionais para empresas, instituições de ensino e pessoas. O UOL EdTech integra o Grupo UOL – a maior empresa brasileira de conteúdo, tecnologia, serviços e meios de pagamentos digitais.