Pular para o conteúdo

Recomeçar colorindo a casa: confira paleta de cores de 2024

Tons que serão tendência no próximo ano evocam calma, tranquilidade, conforto, otimismo e energia criativa. Arquiteta especialista analisa as tonalidades e o que elas prometem trazer para casa e decoração

Ano novo, vida nova? A crença popular que acredita que o novo ano abre espaço para novas oportunidades, como uma folha em branco esperando para ser escrita com uma nova história, segue em alta. E mais do que nunca, isso vale para os lares dos brasileiros. Há aproximadamente três anos, estes passaram por uma ressignificação, abarcando novas atividades. Trazendo novo sentido para o local de trabalho, lazer, estudo, atividades físicas, entre outras novas funções. Repaginar e readequar esses espaços tornou-se tendência entre os brasileiros. De acordo com estudo realizado pela Casa do Construtor e pela AGP Pesquisas, 63% dos entrevistados realizaram algum tipo de reforma nos últimos 12 meses, das quais, 62% destes, responderam que fizeram algum tipo de melhoria. Já as intervenções estéticas, como pintura, correspondem a 15% dos entrevistados. Curiosamente, os cômodos com mais obras e reformas são o quarto, o banheiro/lavabo e a área de lazer.

Para inspirar as futuras intervenções, a arquiteta da A.Yoshii elencou as principais tendências de cores para 2024. Todos os anos, as principais marcas de tinta e empresas de previsão de tendências, realizam estudos e pesquisas e publicam suas principais apostas para o ano que está por vir.  A escolha da “Cor do Ano” costuma ser feita por um time de especialistas de diversos países e leva em consideração tendências de comportamento, estilo e, até mesmo, o cenário sócio-político. O anúncio serve de referência, uma vez que, reflete tendências de comportamento e preferências dos consumidores. Além disso, ele influencia produtos de consumo de design, moda, arquitetura e decoração de imóveis.

  •   A palavra de ordem é Conforto para a Suvinil Tintas

O estudo “Suvinil Revela 2024+” publicou a principal paleta do ano de 2024. Subdivididos em cinco inspirações. Os grupos de cores dividem-se em tons rosados e beges (Silêncio); tons terrosos e acinzentados quentes (Terra); tonalidades esverdeadas e azuladas pastéis (Cura); tons marrons aquecidos (Tempo); e cores azul escuras e profundas (Infinito). A Cor do Ano eleita, chama-se Conforto, e representa um azul claro, fresco e sereno, que remete aos tons do céu. “Essa tonalidade clara com pontos acinzentados, confere uma sensação mais fria, que equilibra com os tons quentes arenosos e marrons das demais paletas”, explica a arquiteta, Letícia Marin.

A própria Suvinil afirma que a cor Conforto é “um tom de azul ideal para trazer frescor para mentes aceleradas com todas as mudanças que estamos vivendo. É um tom natural, claro, desbotado, neutro e empoeirado tranquilizador e que ajuda a cultivar a paz interior, trazendo o descanso mental que tanto precisamos”.

  •   O céu continua em alta: Sherwin-Williams aposta nos Confins do Céu

A Cor do Ano da empresa norte-americana de tintas é a SW 6239, também conhecida como Confins do Céu. O azul claro, sereno e descomplicado – semelhante ao da Suvinil – também é a aposta da Sherwim-Williams. Evocando sensações de paz, calma e aconchego, a aposta de 2024 é um convite para desacelerar.

  •   WGSN e Coloro apostam em cinco cores até 2025: Intense Rust, Midnight Plum, Sustained Grey, Cool Matcha e Apricot Crush.

A autoridade global em tendências de consumo e design (WGSN) e a autoridade global em futuro da cor (Coloro) acabam de anunciar a paleta de cores que será adotada no biênio 2024/2025. São elas: Intense Rust, Midnight Plum, Sustained Grey, Cool Matcha e, a aposta principal, Apricot Crush. Segundo a estrategista de cores da WGSN, as escolhas “refletem a necessidade de estabilidade, escapismo e restauração”.

A Cor do Ano – Apricot Crush – é um laranja versátil e atemporal que perpassa por todos os setores de moda, beleza, design de interiores e tecnologia de consumo. Vibrante, estimulante, intenso e que lembra um tom coral, o Apricot Crush remete à saúde e ao bem-estar e visa inspirar o ano com esperança e positividade. Evocando restauração, frescor e energia. A cor Pantone 2024 é uma tonalidade vibrante e calorosa que está pronta para dominar o mundo da decoração, trazendo uma sensação de otimismo e vitalidade.

Já o Intense Rust é visto como uma cor-chave. Representando um marrom intenso, quente e rico, a tonalidade confere sensação de estabilidade. O Midnight Plum, por sua vez, é um roxo escuro intenso e misterioso, bem próximo ao preto, sendo uma cor vibrante, associada ao metaverso.

A dupla Sustained Grey e Cool Matcha traz a serenidade que o momento pede. O primeiro é um tom de cinza neutro, que representa praticidade e confiabilidade. Já o Cool Matcha é uma cor esverdeada pastel com propriedades relaxantes.

  •   A vez do verde: Graham & Brown aposta na Viridis

A renomada empresa de design de interiores tradicional na Inglaterra selecionou a cor Viridis como sua aposta para 2024. O tom de verde suave foi selecionado para criar um espaço caloroso e acolhedor, representando as férteis colinas verdes da Inglaterra. Segundo a empresa, a tonalidade é ideal para áreas de entretenimento e halls de entrada.

  •   A aposta da Coral pelos rosados: Lugar de Afeto

A Tintas Coral acaba de anunciar sua Cor do Ano para 2024, batizada de “Lugar de Afeto”. Como um neutro rosado, discreto e elegante, a cor foi inspirada pela leveza das nuvens e penas. “Quente e neutra, essa tonalidade é acolhedora e versátil, sem ser muito romântica ou enjoativa. Um toque ideal de suavidade para a casa que combina com diversas paletas e ambientes”, finaliza a arquiteta.

Sobre o Grupo A.Yoshii

Fundado há 58 anos, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de metros quadrados do sul ao nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos voltados para o primeiro imóvel, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná e do interior de São Paulo; e pelo Instituto A.Yoshii, braço de responsabilidade social, com foco em educação, cultura e meio ambiente. Além disso, atua em obras corporativas, atendendo grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como em usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br..