Pular para o conteúdo

Grupo Delta Energia Investe em Tecnologia e Inteligência Artificial para Liderar no Mercado de Energia

Com as novas regras, estabelecimentos como hotéis, padarias e restaurantes, bem como pequenas indústrias, agora têm a oportunidade de aderir ao Mercado Livre de Energia, que antes era restrito aos maiores consumidores

O cenário do setor elétrico brasileiro está prestes a passar por uma transformação histórica a partir de 1º de janeiro de 2024, com a entrada em vigor da Portaria nº 50/2022 do Ministério de Minas e Energia (MME). Essa medida amplia o Mercado Livre de Energia para pequenas e médias empresas (PMEs) no país, representando uma mudança significativa nas dinâmicas do setor. Até então, apenas grandes consumidores, como determinados setores industriais, podiam participar desse mercado.

Com as novas regras, estabelecimentos como hotéis, padarias e restaurantes, bem como pequenas indústrias, agora têm a oportunidade de aderir ao Mercado Livre de Energia, o que antes era restrito aos maiores consumidores. Atualmente, essa modalidade já abrange 37% da demanda total de eletricidade no Brasil e registrou um aumento de 68% em novas adesões de janeiro a setembro de 2023, em comparação ao mesmo período do ano anterior, conforme dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

A Importância da Energia Renovável no Cenário Brasileiro

O Brasil, em meio a essas mudanças, está cada vez mais reconhecendo a importância da energia elétrica renovável. Com a crescente adoção de tecnologias sustentáveis, o país busca não apenas ampliar o acesso ao Mercado Livre de Energia, mas também promover práticas ambientalmente responsáveis. A transição para fontes de energia renovável, como solar e eólica, torna-se crucial para garantir um futuro energético mais sustentável e reduzir a dependência de fontes não renováveis.

A matriz energética brasileira, historicamente marcada pela predominância de hidrelétricas, agora está diversificando suas fontes, incorporando cada vez mais a energia proveniente de fontes renováveis. Esse movimento não apenas contribui para a mitigação das mudanças climáticas, mas também fortalece a segurança energética do país, reduzindo a vulnerabilidade a variações climáticas e crises em setores específicos.

Investindo em Tecnologia para Oferecer Soluções Sustentáveis

Diante desse panorama, o Grupo Delta Energia, atuante no setor elétrico desde 2001 e responsável pela transação de cerca de 5 mil megawatts médios por mês no Mercado Livre, destaca-se como uma empresa que está investindo fortemente em tecnologia. A criação da LUZ, primeira fornecedora digital de energia no Brasil, é um exemplo claro desse compromisso. Além de proporcionar descontos significativos nas faturas, a LUZ oferece a possibilidade de contratação de energia de forma 100% online, utilizando inteligência artificial para personalizar ofertas de acordo com o perfil de consumo de cada cliente.

Transformando o Setor Elétrico com Inteligência Artificial

Para o Grupo Delta Energia, a inteligência artificial (IA) desempenha um papel fundamental na alavancagem do desenvolvimento do setor elétrico brasileiro. O lançamento da Wisebyte, uma empresa especializada em sistemas de medição e soluções IoT para uso industrial e Smart Cities, evidencia o compromisso da empresa em promover a transformação digital. A Wisebyte desenvolveu o hardware do medidor inteligente da LUZ, que, utilizando IA, fornece dados em tempo real sobre o consumo de energia, permitindo aos consumidores monitorar e gerenciar seus gastos de maneira mais eficiente. Essa abordagem inovadora não apenas traz benefícios econômicos para os consumidores, mas também impulsiona a sustentabilidade e a eficiência energética no país.