Pular para o conteúdo

Adolescentes de escolas públicas voltam de intercâmbio em Portugal e criam projetos para comunidades onde vivem

Após viagem de dez dias, estudantes brasileiros criam projeto coletivo com impacto social em suas cidades

Revisitar a História do Brasil a e conhecer outras narrativas históricas quase sempre invisibilizadas, que exaltam a importância dos povos originários e quilombolas na construção histórica do país. Somada a isso, a experiência de dez dias além-mar, em Portugal, conhecendo novos lugares, vivenciando outra cultura e aprendendo na prática, in loco, sobre uma parte das origens do Brasil.

Essa foi a oportunidade de 120 estudantes e professores, de quatro estados brasileiros que participam do “Era Uma Vez… Brasil”, projeto que trabalha em escolas estaduais e municipais a História não contada pelos livros tradicionais. Agora, após o intercâmbio, a iniciativa chega à sua última fase, a etapa ‘Comunidade’, quando os participantes aplicam o conhecimento adquirido na experiência para criar projetos que tragam soluções para suas cidades.

Em todas as cidades participantes – Ribeirão Preto, Serrana, Macatuba e Lençóis Paulista, em São Paulo; Mata de São João e Jacobina, na Bahia; Recife e Belo Jardim, em Pernambuco; e Santa Quitéria e Itatira, no Ceará – alunos e professores se reunirão, nos próximos dois sábados, dias 2 e 9 de dezembro, para discutir e formular projetos que tragam alternativas a problemas enfrentados em suas cidades, bairros e comunidades. Em Ribeirão Preto, o encontro acontece das 9h às 17h, no Centro étnico-racial, na Rua Goiás, 1072.

AGENTES TRANSFORMADORES – A etapa Comunidade é como um legado importante deixado pelo “Era Uma Vez… Brasil” às cidades que o receberam. A atividade traz um diálogo direto com a comunidade de cada estudante, compartilhando e multiplicando assim os conhecimentos e a experiência adquiridos durante o projeto. Estudantes e professores serão estimulados a refletirem sobre tudo que vivenciaram nas três etapas anteriores do projeto, incluindo o intercâmbio. A atividade teve início ainda antes da viagem, em novembro, para um melhor aproveitamento dos alunos de toda a proposta.

HISTÓRIA PARA ALÉM DOS LIVROS – O “Era Uma Vez… Brasil” é um programa de atividades educativas, artísticas e culturais, que exalta a diversidade, pluralidade e ancestralidade da formação identitária histórica e cultural do Brasil, valorizando a perspectiva dos povos indígenas e africanos e trabalhando conceitos fundamentais como antirracismo, afrocentricidade, indigenismo, ecossocialismo.

Durante as suas quatro etapas, alunos e professores passam por vivências e atividades que destacam esses conceitos, visitando aldeias indígenas, comunidades quilombolas. Nesta 7ª edição, foram mais de 4,4 mil estudantes inscritos em todo o país. Em Ribeirão Preto e Serrana, o projeto conta com o patrocínio do Grupo Rodonaves, apoio das Secretarias de Educação dos dois municípios e apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.